domingo, janeiro 20, 2008

Oferta e procura

Um descurso que é muita vez feita (ultimamente pelo governador do banco de Portugal) e me tem-me feito a pensar, é o da necessidade de haver "moderação salarial". Em muitos casos onde é feito esse diz-se que o aumento salarial não deve ser muito superior à inflação.
Põe-se então a questão como países como os escandinâvicos ou a Suiça conseguiram chegar a ao nível de vida desses países. Nesses países teve de haver aumentos salariai,s que segundo por exemplo o governador do banco de Portugal, foram pouco sensatos.

Vou aprofundar agora uma ideia que penso já ter iniciado aqui no blog, que é a ideia de um critério de distinguir politicas "neoliberais" e politicas "socialistas" (ignorando agora o que significam esses termos históricamente).

1) Define-se como politicas "neoliberais", todo o tipo de politicas que tentam melhorar as condições pelo lado da oferta, ou seja maximizar a produtividade, o de haver moderação salarial, etc. Ou seja essas medidas permitem aumentar os lucros e diminuir os preços dos produtos ou serviços produzidos.

2) Define-se como politicas "socialistas", todo o tipo de politicas que tentam aumentar a procura, ou seja por exemplo maximizar os salarios.


A politica económica actual em Portugal é segundo essas definições claramente "neoliberal".
Parece-me que o tipo de politica ideal é uma que combina tanto politicas orientadas para a oferta como para a procura.

Note-se que não existe uma relação necessária entre "direita" e "neoliberal", e entre "esquerda" e "socialista.~
Por exemplo a liberalização da imigração é uma politica que melhor as condições da oferta, tendo em conta que os imigrantes são geralmente mais dispostos a aceitar salários mais baixos, e a liberalização da imigração é uma posição mais de "esquerda do que "direita".

0 Bitaites: