quinta-feira, janeiro 10, 2008

MOSTRAR O MEU DESAGRADO....

...Pela escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa...

15 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

kual é o teu problem com o people da margem sul, fucking bear??

Anónimo mandou o bitaite...

aqui

Anónimo mandou o bitaite...

Jamais, jamais...

Anónimo mandou o bitaite...

jamais salomé

ursão mandou o bitaite...

o meu problem black é com esta solução tenho de andar mais 100km para apanha um fucking plane in lisbon...

Anónimo mandou o bitaite...

@ big bear:

fuck you, bro. a pôr os interesses pessoais à frente dos interesses do país. take a plain in Oporto, baby. respect.

ursão mandou o bitaite...

@black
Como sabes nao ha todos os destinos no OPO...

el desdichado mandou o bitaite...

Pelo menos o Ursão apresenta um argumento consistente, não se escuda em estudos que não leu nem percebe

Ger mandou o bitaite...

Não possuo os dados todos para formar uma opinião final, mas a minha opção preferida tem sido a de Alcochete, primeiro porque o terreno é quase todo do estado e em segundo lugar por o considerar que o deserto é o citio ideal para um aeroporto. :)

Tóchã mandou o bitaite...

Para quem está na covilha, take a fucking plain in madrid - barajas!

Tóchã mandou o bitaite...

Na sequência do anúncio da escolha da Zona de Tiro de Alcochete para localização do novo Aeroporto de Lisboa, o governo disponibilizou hoje no site do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações o relatório completo, coordenado pelo LNEC, da análise comparativa entre a opção Ota e a opção Campo de Tiro de Alcochete, bem como um sumário executivo deste relatório.
Neste estudo foram considerados sete factores críticos de decisão:
- Segurança, eficiência e capacidade das operações de tráfego aéreo.
- Sustentabilidade dos recursos naturais e riscos.
- Conservação da natureza e biodiversidade.
- Sistema de transportes terrestres e acessibilidades.
- Ordenamento do território e desenvolvimento regional.
- Competitividade e desenvolvimento económico e social.
- Análise financeira.

Se estiveres interessado:

http://www.moptc.pt/

parreirex mandou o bitaite...

agora um pouco mais a sério: isto é realmente preocupante. parece claro que se não fosse a CIP a encomendar o tal estudo sobre Alcochete (com devidas motivações e benefícios que lhe virão, de certeza) tal estudo não teria sido feito, ia avançar-se para a OTA, porque o governo dizia que todos os estudos (quais estudos? há quantos anos? encomendados por quem?) diziam que era o melhor local, etc... quando afinal o LNEC afirma que Alcochete é, de longe, a melhor localização de acordo com os factores apresentado acima pelo tóchã. e, sem falar nos outros aspectos, lá ia o estado gastar muito mais (do nosso) dinheiro para uma solução aparentemente pior.

de qq forma este caso serve de exemplo para mostrar que a intervenção cívica pode influenciar as grandes decisões governamentais, o que me parece bem. bem sei que não foi bem intervenção cívica, foi mais de ordem comercial e tal, mas o certo é que 'obrigou' o governo a considerar outras situações e ganhou.

ursão mandou o bitaite...

primeiro: existem varios estudos e como tu sabes é muito fácil manipular os números e critérios...
segundo: existiu uma associação empresarial do porto com um estudo a querer alcochete... isso não te levanta certas duvidas?... a mim levanta!!
terceiro: e para não dizeres que fui eu que disse...ouvi hoje uma professora da UC na antena 1 a falar que a diferença era de 10% ( nao sei se é verdade) de diferença no orçamento...
quarto: pena que um dos critérios de avaliação não fosse quantos passageiros as empresas de transportes colectivos levam do aeroporto para o norte e quantos é que levam para o sul...
quinto: em relação aos estudos eles valem o que valem... e espero que o LNEC não tenha cedido à outros interesses....



eu vou ter de fazer mais 100 km!!! Mais Uma hora de carro ou 3*15m de tgv ou coisa parecida!!!

Tóchã mandou o bitaite...

@-ursão

"pena que um dos critérios de avaliação não fosse quantos passageiros as empresas de transportes colectivos levam do aeroporto para o norte e quantos é que levam para o sul"

Penso que a grande maioria vá mesmo para Sul, o mesmo é dizer, para Lisboa ou arredores.

parreirex mandou o bitaite...

1º)claro que há vários estudos, eu posso fazer-te um em que mostro que o melho local para o aeroporto seria a pucariça. a questão é saber se é um estudo sério e credível, e eu acredito que este seja, mais que não seja pela responsabilidade que implica ter o país inteiro à espera dos seus resultados.

2º)acho que a associação empresarial do porto não apoiava Alcochete, mas sim Portela + 1 (não sei se esse 1 era em alcochete). a AEP defendia os seus interesses, tal como a CIP, disso não tenho dúvidas. e daí??

3º)segundo o público, a diferença de custos é da ordem dos 264,6 milhões de euros, menor do que a que era admitida. não sei se é só 10% do custo total, mas são 50 milhões de contos (podiam oferecer 5 contos a cada portugês...)

sinceramente, na prática, estou-me a cagar onde o aeroporto vai ficar. só va estar a funcionar não sei quando, e essa questão de fazer + 50 ou 100 Km para chegar lá não me parece nada relevante. o que me interessa e irrita é toda a questão político-económica à volta disso e a forma como se brinca com dinheiros públicos. também sei que grande parte do investimento vai ser privado e tal, mas...