...Pela escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa...
quinta-feira, janeiro 10, 2008
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
blog de actualidades e variedades. depósito de dúvidas e devaneios. ensaios filosóficos e parvoíces ridículas. crítica social e fronteiras da ciência. clonagem, eutanásia e manuel monteiro. matemática, bar de matemática e sr luís do bar. coimbra, kastello e ouriça....
...Pela escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa...
Espetado por ursão @ 14:09
|
|
15 Bitaites:
kual é o teu problem com o people da margem sul, fucking bear??
aqui
Jamais, jamais...
jamais salomé
o meu problem black é com esta solução tenho de andar mais 100km para apanha um fucking plane in lisbon...
@ big bear:
fuck you, bro. a pôr os interesses pessoais à frente dos interesses do país. take a plain in Oporto, baby. respect.
@black
Como sabes nao ha todos os destinos no OPO...
Pelo menos o Ursão apresenta um argumento consistente, não se escuda em estudos que não leu nem percebe
Não possuo os dados todos para formar uma opinião final, mas a minha opção preferida tem sido a de Alcochete, primeiro porque o terreno é quase todo do estado e em segundo lugar por o considerar que o deserto é o citio ideal para um aeroporto. :)
Para quem está na covilha, take a fucking plain in madrid - barajas!
Na sequência do anúncio da escolha da Zona de Tiro de Alcochete para localização do novo Aeroporto de Lisboa, o governo disponibilizou hoje no site do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações o relatório completo, coordenado pelo LNEC, da análise comparativa entre a opção Ota e a opção Campo de Tiro de Alcochete, bem como um sumário executivo deste relatório.
Neste estudo foram considerados sete factores críticos de decisão:
- Segurança, eficiência e capacidade das operações de tráfego aéreo.
- Sustentabilidade dos recursos naturais e riscos.
- Conservação da natureza e biodiversidade.
- Sistema de transportes terrestres e acessibilidades.
- Ordenamento do território e desenvolvimento regional.
- Competitividade e desenvolvimento económico e social.
- Análise financeira.
Se estiveres interessado:
http://www.moptc.pt/
agora um pouco mais a sério: isto é realmente preocupante. parece claro que se não fosse a CIP a encomendar o tal estudo sobre Alcochete (com devidas motivações e benefícios que lhe virão, de certeza) tal estudo não teria sido feito, ia avançar-se para a OTA, porque o governo dizia que todos os estudos (quais estudos? há quantos anos? encomendados por quem?) diziam que era o melhor local, etc... quando afinal o LNEC afirma que Alcochete é, de longe, a melhor localização de acordo com os factores apresentado acima pelo tóchã. e, sem falar nos outros aspectos, lá ia o estado gastar muito mais (do nosso) dinheiro para uma solução aparentemente pior.
de qq forma este caso serve de exemplo para mostrar que a intervenção cívica pode influenciar as grandes decisões governamentais, o que me parece bem. bem sei que não foi bem intervenção cívica, foi mais de ordem comercial e tal, mas o certo é que 'obrigou' o governo a considerar outras situações e ganhou.
primeiro: existem varios estudos e como tu sabes é muito fácil manipular os números e critérios...
segundo: existiu uma associação empresarial do porto com um estudo a querer alcochete... isso não te levanta certas duvidas?... a mim levanta!!
terceiro: e para não dizeres que fui eu que disse...ouvi hoje uma professora da UC na antena 1 a falar que a diferença era de 10% ( nao sei se é verdade) de diferença no orçamento...
quarto: pena que um dos critérios de avaliação não fosse quantos passageiros as empresas de transportes colectivos levam do aeroporto para o norte e quantos é que levam para o sul...
quinto: em relação aos estudos eles valem o que valem... e espero que o LNEC não tenha cedido à outros interesses....
eu vou ter de fazer mais 100 km!!! Mais Uma hora de carro ou 3*15m de tgv ou coisa parecida!!!
@-ursão
"pena que um dos critérios de avaliação não fosse quantos passageiros as empresas de transportes colectivos levam do aeroporto para o norte e quantos é que levam para o sul"
Penso que a grande maioria vá mesmo para Sul, o mesmo é dizer, para Lisboa ou arredores.
1º)claro que há vários estudos, eu posso fazer-te um em que mostro que o melho local para o aeroporto seria a pucariça. a questão é saber se é um estudo sério e credível, e eu acredito que este seja, mais que não seja pela responsabilidade que implica ter o país inteiro à espera dos seus resultados.
2º)acho que a associação empresarial do porto não apoiava Alcochete, mas sim Portela + 1 (não sei se esse 1 era em alcochete). a AEP defendia os seus interesses, tal como a CIP, disso não tenho dúvidas. e daí??
3º)segundo o público, a diferença de custos é da ordem dos 264,6 milhões de euros, menor do que a que era admitida. não sei se é só 10% do custo total, mas são 50 milhões de contos (podiam oferecer 5 contos a cada portugês...)
sinceramente, na prática, estou-me a cagar onde o aeroporto vai ficar. só va estar a funcionar não sei quando, e essa questão de fazer + 50 ou 100 Km para chegar lá não me parece nada relevante. o que me interessa e irrita é toda a questão político-económica à volta disso e a forma como se brinca com dinheiros públicos. também sei que grande parte do investimento vai ser privado e tal, mas...
Mandar um Bitaite