quinta-feira, novembro 01, 2007

Àgua mole em pedra dura tanto bate....

Sei que tenho andado um pouco ausente destas lides....


Nao fumo há 2 meses...graças à Jéssica... fica aqui o meu agradecimento e o meu amor....


Fica também aqui um artigo "delicioso" retirado do público, para os que ainda nao encontraram o AMOR... ou que nao esperam engravidar nos proximos tempos




"Bastam 20 minutos sem fumar para que a tensão arterial desça, mas são precisas pelo menos 24 horas sem tabaco para que o risco de enfarte diminua, segundo dados fornecidos à Lusa pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Para sentir uma diminuição na tosse e no cansaço quem deixa de fumar tem de esperar entre um e nove meses e um pouco mais, cerca de 12 meses, para ver diminuir para metade o risco de contrair doença coronária.

Mas só passados 10 a 15 anos é que o risco de ter doenças do coração fica igual ao de um não fumador.

Para reduzir para um terço o risco de enfarte e de morte é necessário passar um ano e esse risco só fica equivalente a um não fumador após três ou quatro anos.

Para se alcançar uma diminuição de 50 por cento do risco de acidente vascular cerebral é necessário que passem cinco anos depois de abandonado o vício do tabaco.

Os dados referentes aos benefícios da cessação tabágica indicam ainda que só depois de dez anos sem fumar é que se consegue diminuir o risco de cancro do pulmão, mas que, por mais tempo que passe, nunca fica igual ao de um não fumador.

Relativamente à gravidez, deixar de fumar antes da gestação permite às mulheres terem crianças com o mesmo peso de não fumadoras. Mesmo que a mulher continue a fumar até à 30ª semana, o peso do bebé será ainda assim superior aos filhos de quem fuma durante toda a gestação.

São cerca de 30 por cento as mulheres que optam por deixar de fumar durante a gravidez, mas 80 por cento delas acaba por ter uma recaída depois do parto.

4 Bitaites:

Ger mandou o bitaite...

Tive uma sorte enorme em não ter começado a fumar.
Se já conseguiste passar 2 meses sem fumar deverás consegui-lo tambem para o resto da tua vida (que se espera longa). Não te esqueças tambem de um outro motivo para não fumar que é a carteira.

Anónimo mandou o bitaite...

Cuidado ao atravessar as passadeiras.......

Anónimo mandou o bitaite...

mmmm estes dados são um bocadinho naquela...Imagino q coisas tipo: idade do fumador, número de anos de vicio,consumo médio de cigarros por dia, tenham um forte impacto nesta estimativa; mesmo q sejam dados médios, a variancia é tal q só devemos aceita-los como sendo simbólicos.

Anónimo mandou o bitaite...

Força Ouriço, da-le ca alma!
Bjs
raquelit