segunda-feira, dezembro 03, 2007

porta trancada

arrancam hoje as candidaturas para o porta 65, o programa que vem substituir o IAJ (incentivo ao arrendamento jovem). acontece que este programa é completamente hipócrita, dadas as regras que comporta. em especial uma que tem a ver com o montante máximo do arrendamento, de acordo com a tipologia e o concelho onde se insere. Em Aveiro ou no Porto, por exemplo, só terá direito a concorrer ao programa quem conseguir arranjar um apartamento (T0/T1) por menos de 220 euros. Se esta situação fosse possível (a não ser se se obtar por um anexo, a cair de podre, nos arredores), o apoio ao arrendamento seria quase dispensável. Trata-se, claramente, de uma manobra de acabar com o apoio ao arrendamento por jovens.
Mas como portugueses, logo manfios, que somos, depressa surgirão formas de dar a volta à questão, e conseguir ir buscar um subsidiozito. parece-me que nos próximos tempos, os contratos de arrendamento vão andar todos pela ordem dos 220 euros, sendo que o restante é pago por debaixo da mesa ao senhorio, que fica a ganhar, fugindo aos impostos ao estado, que fica a perder... manhosas maroscas em que este governo se mete, e nos mete...

16 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

E eu???? tambae fasõ anôs oije.....

Anónimo mandou o bitaite...

Uma vez ouvi-te dizer que este governo atacava o interior levando-o à desertificação!!! (com a historia das maternidades etc etc!!!)

Ora aqui tens (mais) uma medida que bonifica o interior,ainda por cima naquilo que mais esta carente....jovens...ja que uma renda dessas em qualquer cidade ou vila do interior é plausivel...

Anónimo mandou o bitaite...

Portugal é que não esta equipado (tens razao ao dizer "quem conseguir arranjar", pois ha pouca oferta da dessa tipologia, porque um jovem (ou mesmo um casal)carente de arrendamento jovem vai para um T0 ou T1 (estes sim ha bastantes, duvido é que por esse preço nos exemplos que mencionaste) em qualquer pais da Europa, não cabendo na cabeça de ninguem financiar um jovem para viver nobremente num T2 ou mais, que claramente levará a um subarrendamento ilegal....

parreirex mandou o bitaite...

@ livre directo,

nada disso.
vai a miranda do douro ou a bragança alugar um apartamento por 180 euros (máximo, para esses municipios), e diz-me o que conseguiste...
esse é praticamente o preço pelo aluguer de um quarto, em qualquer terrinha que tenha ensino superior (universidades, politécnicos ou polos).

Anónimo mandou o bitaite...

Essa coisa dos T0 e T1 não me parece um argumento adequado.Um T0 bem equipado na zona da expo fica bem mais caro que alguns T3 (sem mobilia) da Amadora.

Já agora essa coisa «Portugal é que não está bem equipado» não terá sido a expressão mais feliz. Percebo a ideia,agora o principio imediato que a frase sugere é absurdo: o estado legisla apenas para o territorio nacional, assim tem a obrigação de tomar em conta as suas idiossicracias e limitaões. Não vamos, por exemplo,impor -de um momento para outro- um ordenado minimo igual ao do Luxemburgo e depois,quando o desastre é evidente, dizer que «As empresas é que não têm
um paradigma de inovação e qualificação à altura dos restantes paises da Europa Ocidental»

Poder-se-ia argumentar que, neste caso, cria-se um estimulo para mudar comportamentos- como se depreende pelas explicações do Parreira, nas circunstâncias presentes esse estimulo é nulo.

Tóchã mandou o bitaite...

Esclarece-me só uma coisa já que pelos vistos estas informado.

O subsidio nao é rigido quanto aos tais 220 euros, pois não?

Eles fazem os calculos sobre o teu rendimento anual ou mensal.

É que andei a dar uma olhadela rapida, nao percebi um chavelho, mas ainda assim fiz um pensamento rapido:

Se tiveres o ordenado minimo tens uma ajuda de cerca de 200 e tais Euros.

Supostamente se ganhares mais tens menos ajuda, o que implica que terás de arranjar uma casa pior para morar.

Esses tais euros sao uma ajuda, ou sao, como entendi do teu post, a cifra pela qual tens de arranjar uma casa se quiseres ter o Porta 65?

Se for rigido como escreves nao serve de nada!!!

Tóchã mandou o bitaite...

ou quanto mais ganhares, mais ajuda tens, melhor casa podes arranjar?

Tóchã mandou o bitaite...

ou por outro lado, ou pela mesma ordem de pensamento, espetam (ainda) um limite segundo o que ganhas?

É que assim ainda poderá ter alguma logica de sustentabilidade... pois, a titulo de exempo, dizem-te que se ganhas 600 so podes ter casa até 240 porque sem os outros 360 ou tens ajudas de terceiros ou morres à fome...

Anónimo mandou o bitaite...

N conheço o novo sistema mas o antigo tinha um principio do genero deste ultimo comentário...

parreirex mandou o bitaite...

@ tochã.

1º) quem tiver a alugar uma casa por mais que 220 euros (em aveiro por exemplo, que é o meu caso) está imediatamente impossibilitado de concorrer ao porta 65, independentemente do ordenado.

2º) os calculos são feitos (ou pelo menos eram) sobre o rendimento anual.

3º) a ajuda não é cerca de 200 euros. é, no máximo, 50% do valor da renda, logo 110.

4º) os rendimentos do candidato não pode ser inferior(coitado!!!!) ao valor da renda e não pode superar quatro vezes esse valor (<880 euros, portanto).
Além destes, há ainda outro parâmetro que tem a ver com a taxa de esforço do candidato para pagar a casa, que tem de ser inferior a 40%, ou seja, do teu ordenado anual, a casa só pode levar menos de 40%.

5º) os subsidios não são garantidos. há, à partida uma dada quantidade para distribuir, e vão-no fazendo pelos casos mais necessitados, penso eu.
(mas, com estas condições, cheira-me que vai haver para todos os candidatos)

beijinhos.

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel J. R. mandou o bitaite...

AQUI uma notícia onde vários testemunhos se juntam ao teu. Une a tua voz à deles!

João Filipe Rodrigues mandou o bitaite...

Caros,

Sobre este assunto foi criado o movimento HabitAcção que defende a revogação imediata deste Porta 65.

Podem visitar em http://habitaccao.blogspot.com/

Anónimo mandou o bitaite...

Já agora fica mais um:

http://porta65.blogspot.com/



cumps

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo mandou o bitaite...

IDE TRABALHAR MALANDROS!!!!

Eu quando me criei nem a codea nos davam nem para a codea tinhamos...

Fomos enviados para a guerra do ultramar, fomos obrigados a emigrar e faziamo-lo encontrando em paises terceiros condições deploráveis piores do que tinhamos em casa...tudo por causa da codea!!!

Dormiamos ao sete e oito irmãos no mesmo quarto uns cabeça abaixo outros cabeça acima...

Voçemesses teem tudo, queiram voçemessezes trabalhar!!!

Ate para emigrar ja encontram situaçoes melhores, nem precisam de ir a salto, nem precisam de ser ilegais!!!!

Tem tudo e nao fazem NADA!!! Cambada de chuchadores, chupistas que teem orgulho em sê-lo e so gostam é de chuchar...

Se ao menos ainda fossem uma mais valia para o pais, eram reconhecidos por isso e ganhavam ordenados para nao precisar dessa coisa...

Só me leva a concluir que estais bons para limpar litreiras em paises terceiros...

Chupistas como voçes nao fazem falta e nos paises estrangeiros tornam-se trabalhadores e olha que nao andam lá atras do subsidio... pois é... vem do trabalho!!!