terça-feira, dezembro 18, 2007

Don´t mention the war

Uma cena famosa acerca da relação entre britânicos e alemães vei na sitcom "Fawlty Towers".



Sempre quando há um jogo de futebol entre Alemanha e Inglaterra, os tabulóides ingleses enchem-se de memórias da segunda guerra mundial, e dizem que os jogadores ingleses devem ter a mesma atitude como os soldados na guerra e que os jogadores alemães são a encarnação dos nazis. Já também quando foi a eleição do papa Ratzinger houve uma troca de mimos entre as respectivas imprensas.
Essa obsessão dos britânicos relativamente aos "Krauts" vem do facto de eles não terem entendido porque raio a Alemanha derrotada e completamente destruída na guerra ter tido uma performance económica muito melhor que eles (só recentemente a economia britânica voltou a ganhar força).
Não sei qual é a expressão portuguesa para "Pyrhussieg" (uma vitória que na realidade é uma derrota), mas foi exactamente isso o que os ingleses obteram na 2ªa guerra mundial.

Eu cá por mim simpatizo com os ingleses, contráriamente aos franceses. :)

5 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

«Não sei qual é a expressão portuguesa para "Pyrhussieg" (uma vitória que na realidade é uma derrota), mas foi exactamente isso o que os ingleses obteram na 2ªa guerra mundial.»

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ou o economicismo enquanto grotesco.

Tóchã mandou o bitaite...

Isso realmente é uma visão muito economicista, lembro que houve outros valores...digamos...mais humanos, um tudo ou nada mais importantes que sairam a ganhar e nao em "Pyrhussieg". Na altura penso que lhe chamaram "victory", e muito bem penso eu

Ger mandou o bitaite...

Eu estava-me de facto a referir ao aspecto económico.
Óbviamente que em termos militares, politicos e morais foi uma vitória clara para eles.
Eu falei em "Pyrhussieg" porque são os próprios britânicos que insistem tanto nisso.

Anónimo mandou o bitaite...

Bem, quer isso dizer que o mediocre crescimento economico inglês nos anos 70 de deveu à segunda grande guerra?

Ger mandou o bitaite...

@ axioma

O crescimento económico britânico foi mediocre relativamente aos outros países da Europa Ocidental logo após a segunda guerra mundial. Isso deveu-se em parte à perda do "Empire", essa perda foi acelerada (claro que aconteceria de qualquer forma) pelo desgaste que a guerra implicou. Por outro lado a indústria britânica não passou pelo processo de modernização que os outros países passaram.

São os próprios britânicos que revelavam esse sentimento de perda em termos económicos relativamente aos alemães. É óbvio que a segunda guerra mundial foi uma vitória politica (o Reino unido passou a ser membro permanente do concelho de segurança da ONU) e moral.
Neste post apenas referi uma explicação para a obsessão dos britânicos relativamente à segunda guerra mundial e os nazis.