segunda-feira, maio 10, 2010

os campeões

Quim
não é sensacional, mas é o melhor de portugal. o Quim transmite-me segurança e, mais importante, transminte segurança aos defesas. se (hoje) não fôr convocado para a áfrica do sul é um escândalo.

Maxi Pereira
de besta a bestial. quando chegou ao benfica, não podia com o gajo. hoje, é o jogador que mais encarna a raça benfiquista. muita atitude, muita eficácia e competencia. um jogador que merece acabar a carreira no benfica, e com braçadeira de capitão.

Luisão
o grande capitão. nunca fui fã do jogador, mas esta foi de longe a sua melhor época no benfica. sinal do estado anímico de todo o plantel, o Luisão este ano jogou com uma tranquilidade (excepto, talvez, nos últimos jogos) que eu não conhecia. mas, mais do que a jogar, o luisão é importante a comandar. sente-se a presença dele na equipa e isso foi fundamental.

David Luiz
o maluco. época excepcional de um jogador que tem tudo para ser excepcional. um pouco mais de juizo debaixo daquela carapinha que lhe permita dosear as suas atitudes (sejam entradas sobre adversários ou investidas no ataque) torná-lo-á gigante. depois, é o gajo que mais transporta a mística benfiquista, os adeptos amam-no, e os clubes precisam muito de jogadores assim.

Fábio Coentrão
merece, de longe, o título de revelação do ano dos globos de ouro, mesmo competindo com a carminho, o joão manzarra, o joão salaviza ou a daniela ruah. grande época a defender, grande época a atacar. a (também) grande época do di maria, deve-se muito a este rapaz de cabelo oxigenado que só não será o lateral esquerdo da selecção se o queiroz for tanso.

Javi Garcia
o pilar. o armário espanhol calou toda a gente que, como eu, torceu o nariz aos sete milhões e tal pagos na sua contratação. sozinho à frente dos defesas, era garante de segurança para o quarteto defensivo. forte pelo chão, forte pelo ar, tecnicamente bom, e, muito importante, sabe sair a jogar. a surpresa da época.

Ramires
o jogador chave. o 'queniano' foi, para mim, o gajo que permitiu ao benfica jogar no sistema táctico que jogou ao longo de toda a época, apenas com um médio defensivo, garantindo o tal 'equilíbrio' à equipa. porque, embora jogando a médio direito (extremo, muitas vezes), garantia um apoio defensivo ao javi garcia, graças ao seu tremendo poder de resistência. e note-se que o homem fez dois campeonatos seguidos. com umas férias pelo meio, ninguém o vai segurar na próxima época. só espero que o benfica o segure.

Di Maria

o espectáculo, a fantasia, e ainda alguma ingenuidade. mas foi, sem dúvida, o jogador que mais fez vibrar os benfiquistas, com aquelas arrancadas malucas, domínios impossíveis, rabonas e não sei quantas assistências para golo. depois de duas épocas a prometer muito mas a deixar muita gente desconfiada, esta época explodiu mesmo. e mesmo tornando-se irritante em alguns jogos, quando abusava do individualismo, a verdade é que em duas jogadas resolvia jogos (em coimbra, onde o vi ao vivo, foi mesmo isso: não fez nada durante o jogo, perdia-se em fintas, mas em duas jogadas pela linha levou tudo a frente e ofereceu os dois golos da victória). adeuzinho e obrigado por tudo.

Aimar
o mago (denominação nada original, mas é mesmo a mais adequada). o homem que põe, a momentos, o benfica a jogar à barcelona. com toquezinhos leves e uma leitura de jogo fora de série, transforma o futebol numa coisa tão simples e bonita, sem precisar de ser espectacular (que às vezes também é). renasceu no benfica um dos melhores jogadores dos últimos tempos, pena que seja tão frágil. gosto mais dele quando entra do banco, parte tudo. parece que ao entrar de início a sua auto-gestão o impede de maiores explosões. um conselho para jesus.

Saviola
o maior. para mim, o melhor jogador do benfica. quando a bola está nos pés do saviola, no meio campo contrário, dá sempre a sensação que pode ser golo. grande época, pena a parte final com lesão. e é tão agradável vê-lo jogar, parece um gajo que podia jogar contigo da rua, só que joga muito melho do que tu. simples e bonito, como (e com) o seu colega aimar. além de tudo, marcou o golo mais bonito (contra a académica) e o mais importante (contra o porto) do campeonato. dos imprescindíveis para a próxima época, saviola é o mais imprescindível. não sairás, coelho.

Cardozo
matador. é verdade que o gajo poderia ter marcado 50 golos no campeonato. mas também é verdade que marcou 26. molengão, dá sempre a ideia (mais na televisão do que ao vivo) que se podia esforçar mais, meter mais o pé, saltar mais alto. encostado no ano passado, cedo se percebeu que este ano a equipa era cardozo + 10. o esquema foi pensado à volta do gigante e o certo é que funcionou. e bem. tenham cuidado, ele é perigoso, ele é o óscar...



Sidnei
teve poucas oportunidades este ano, mas o futuro será dele. para acompanhar david luiz ou luisão, ou para ser ele próprio o patrão.

Miguel Vitor
aquele jogador que dá sempre jeito ter. miúdo da cantera, trabalhador, competente e polivalente.

Rúben Amorim
nunca será um craque mas será sempre um bom jogador, muito útil para qualquer equipa. e foi, nesta equipa. pau para toda a obra, na defesa, no meio campo, à direita ou ao centro. quase sempre muito bem.

Carlos Martins
outro maluco. nunca apreciei muito este jogador que mistura grande capacidade física e pequena capacidade mental. ora, a média dá um jogador mediano. tenho, no entanto, que admitir que este ano esteve bem acima das minhas espectativas, sendo fundamental em muitos jogos e revelando-se um bom complemento do aimar. sim senhor.

César Peixoto
será sempre o elo mais fraco do plantel do benfica, nem que num acesso de loucura contratem o guarin e o grimi para a próxima época. mas pronto, jesus gosta dele, jesus o guarde. cumpriu quando foi chamado.

Luis Filipe

só fez um jogo esta época. jogou bem e ganhamos. foi contra o porto.

Airton
a probabilidade de este gajo não vir a ser o melhor trinco do mundo nos próximos três anos é inferior a 50%. pressenti-o no primeiro jogo em que o vi jogar, confirmei essa impressão nos seguintes. este miúdo faz-se, digo-vo-lo eu.

Felipe Menezes
ao contrário do airton, preciso de mais um ano para avaliar este jogador. por vezes parece-me quase brilhante, outras algo fraquinho.

Nuno Gomes
tenho pena que não tivesse jogado mais esta época. podia, devia e merecia. mesmo não sendo eu grande apreciador dos seus instintos de matador, reconheço-lhe outros talentos que poderiam ter sido mais aproveitados. ainda assim, foi fundamental em alguns jogos.

Weldon
o joker. jesus foi buscá-lo barato, sabia porquê e acertou. um jogador diferente dos restantes avançados do benfica que dá muito jeito em muitas ocasiões. foi muito útil, e vai continuar a sê-lo.

Éder Luis

a mais promissora aquisição de inverso acabou por não resultar como se esperava. ficou um golo (acho), algumas boas investidas e promessas de um futuro melhor.

Alan Kardec
podia não ter feito mais nada para além daquele golo ao marselha, para já ter valido a pena a sua contratação (aquele golo soube-me tão bem...). e de facto não fez muito mais, mas algo fez. pelo menos fez-me acreditar que está alí um goleador em potência para substituir cardozo. assim seja.

Mantorras
não chegou a jogar neste capeonato, mas para mim será sempre campeão.


Aos restantes: Moreira, Júlio César, Roderick Miranda e Jorge Ribeiro, um grande abraço.

1 Bitaite:

guApísima mandou o bitaite...

a mi me encanta Aimar.. es guapo!