domingo, maio 02, 2010

Alemães e Gregos

Estou neste momento um bocado inconfortável com a postura dos alemães relativamente à Grécia.

Porquê é que os alemães se estão a comportamentar dessa forma?
As razões são em primeiro lugar históricas: Depois da Primeira Guerra Mundial os alemães tiveram um défice ultra-elevado (devido a pagamento de reparações de guerra à França e ao Reino Unido) e uma hiper-inflação gigantesca, e esses factores foram essenciais para o fortalecer de Hitler e a sua tomada de posse como ditador.
Ao fazer a constituição para a Alemanha pós-guerra foi introduzido na mesma constituição uma proibição de a Alemanha se sobre-endividar e um papel de rigor ao Bundesbank (equivalente ao Banco de Portugal).

Veio a quebra da cortina de ferro e a reunificação alemã tornou-se possível. No entanto Mitterand veio dizer a Helmut Kohl que só aceitaria a reunificação alemã se a Alemanha sacrificasse o Marco alemão em favor a uma moeda única europeia. Foi então que os alemães disseram: Tudo bem mas sobre as nossas condições! E assim nasceu o pacto de estabilidade. O Tribunal constituicional alemão veio dizer que sobre essas condições a Alemanha podia mudar então para a moeda única.

Para descrever a postura do governo e do povo alemão parece-me que as categorias direita e esquerda não servem, utilizarei talvez mais a palavra "rigoroso" (talvez excessiva). Por um lado eles sentem desprezo pelo desbanjar de dinheiro pela esquerda (não só, o governo Bush nos EUA tambêm foi campeão nessa modalidade), por outro lado certas vertentes do turbo-capitalismo anglo-saxónico (de "direita") tambem são mal vistos. Recentemente o governo alemão comprou um CD com dados de pessoas que fugiram aos impostos metendo o dinheiro na Suiça (acto esse de legalidade duvidosa), calcula-se que a Alemanha encaixe dessa forma centenas de milhões de Euros extra.

O governo alemão está reagir dessa forma por pressão do povo alemão. Eles dizem: Nós não vamos dar dinheiro a um país em que as pessoas entram em média 10 anos mais cedo para a reforma do que nós, onde os governos mentiram sucessivamente acerca dos défices à União europeia, etc.

Mas há uma outra face da realidade. Os Alemães tambêm tem um balanço comercial extremamente favorável, ou seja o valor das exportações é quase 200 mil milhões de euros superior do que as importações (o povo alemão é muito pouco consumidor sendo a taxa de poupança média 12 %). E quem compra produtos aos alemães? Muitas vezes são países que vivem acima das suas possibilidades como foi a Grécia.

Portanto incha Alemanha, ou talvez não...

6 Bitaites:

Vitor Aires mandou o bitaite...

Na minha opinião, teria muito cuidado em emprestar dinheiro a alguem que tem por hábito em apresentar contas erradas.

18 mandou o bitaite...

Deusthchanld übber alles!

Fuck the Greeks! Tugas will be next!

Ger mandou o bitaite...

Como é que um país pode ir à falência?

Muitas vezes parece-me que esquerda pensa que o estado pode-se endividar como quer, o dinheiro está sempre lá.

A minha opinião é diferente. Estou convicto que o dinheiro vem de algum lado!

E donde ele vem? O estado emite obrigações que são vendidos a investidores, essas obrigações tem uma taxa de juro associada (que aumenta de acordo da menor bonidade do estado). Ora no caso da Grécia não existe agora ninguém que compra essas obrigações. Assim a Grécia NÃO TEM dinheiro para pagar a saúde, a educação, e por aí adiante. O dinheiro simplesmente não existe.

Pode parecer dura, mas sou da opinião que o PEC não é suficientemente duro para impedir que Portugal fique nessa situação.

Anónimo mandou o bitaite...

»Muitas vezes parece-me que esquerda pensa que o estado pode-se endividar como quer, o dinheiro está sempre lá.»


O Reagan e o Bush são de esquerda?

Anónimo mandou o bitaite...

Já agora isso do «incha a Alemanha». O GERs não deram dinheiro, emprestaram-no e ao que parece com um juro de 5% (enquanto eles pagam 3,6% pelos seus empréstimos).
Podes dizer; «ok, mas é abaixo do juro do Mercado, o que significa que os Alemães não são mesmo assim devidamente recompensados pelo risco assumido». E falavas bem; mas desde assumir um risco abaixo do preço de mercado (ainda assim com uma razoável expectativa de lucro) a «inchar» vai alguma diferença...

Ger mandou o bitaite...

No post tinha referido que Bush também era um grande mestre em fazer dividas, o Reagan também foi com a guerra das estrelas mas não me lembrei dele quando escrevi o post.

Há que notar que foi a direita que fez a maior merda na Grécia.

Mas quando me estava a referir à esquerda como adepta em fazer dividas estava-me a referir à portuguesa, nomeadamente PCP, Verdes e BE. Eu lembro-me de uma vez ter estado à conversa com um colega meu (militante do PCP) em Coimbra e ele disse o seguinte: "Eu sou a favor de o estado endividar-se, porque isso é de esquerda."

Penso que já fiz um post com a pergunta se fazer dividas é de esquerda ou de direita.


Quanto à Alemanha é impressionante ler os sites dos principais jornais alemães onde se lê que:

- A Alemanha devia sair da moeda única (está a haver um processo no tribunal consticional onde os acusadores tentam atingir esse objectivo.
- Quem devia pagar eram os que compraram obrigações gregas no passado.
- A exigir regras bem mais rigorosas do que o pacto de estabilidade.

É de notar que a Alemanha tem também o seu problema de divida pública (que aumentou acima de tudo devido à reunificação).

Também é de notar que a Grécia tem agora a grande oportunidade de se modernizar e possívelmente irá estar melhor que Portugal daqui uns anos.