quinta-feira, maio 20, 2010

José António Linhares faleceu esta madrugada

O antigo presidente do Salgueiros, José António Linhares, faleceu hoje, quinta-feira, aos 57 anos, vítima de doença prolongada.

Linhares presidiu ao Salgueiros desde Maio de 1995 a 2004, acabando por abandonar o clube num momento de dificuldades financeiras, com dívidas à Administração Fiscal e Segurança Social, numa situação que é considerada por muitos como o desencadear da derrocada do clube.

Foi condenado, em Outubro, a uma pena suspensa de três anos de prisão por crime fiscal e abuso de confiança, no âmbito de um processo a propósito da sua liderança do clube.

José António Linhares esteve nos melhores momentos do clube portuense, mas também nos piores, como a descida administrativa e o fim do futebol profissional.

Com 57 anos, empresário têxtil e advogado, José António Linhares guiou o pequeno e histórico clube em momentos muito positivos, mas acabaram por ser os processos por dívidas ao Fisco e Segurança Social que mais marcaram a sua passagem pelo Salgueiros.

Em 2003/04, já na Liga de Honra, e depois de em várias épocas anteriores e de forma consecutiva ter competido na Liga principal, o Salgueiros desceu aos campeonatos não profissionais e começou o declínio.

Pelo clube passaram jogadores como Deco, Sá Pinto, Silvino, Edmilson, Pedrosa, Iliev, Panduru, Nelson, Marco Caneira, Ricardo Nascimento ou os "históricos" Abílio ou Pedro Reis.

Afastado do clube desde 2004 e após um episódio em que esteve mesmo barricado na sede, José António Linhares ausentou-se do espaço mediático e apenas compareceu em tribunal, em Outubro, para ser condenado a uma pena suspensa de três anos de prisão por crime fiscal e abuso de confiança.

Paz à sua alma!

1 Bitaite:

Tóchã mandou o bitaite...

R.I.P