quarta-feira, outubro 10, 2007

Tópico à forum

Antecipando-se aos prémios clássicos do fim do ano, a revista britanica four-four-two publicou a sua lista de 100 melhores jogadores do mundo.



1-Kaka

2-Cristiano Ronaldo

3-Ronaldinho

4-Henry

5-Messi

6-Gerard

7-Etoo



(23)-Deco

(35)-Ricardo Carvalho

(61)-S.S ...Simão Sabrosa

(80)-Quaresma



Eu gostei da lista; revela tendencias interessantes: 4 jogadores do Barcelona e nenhum do Real Madrid (Há 4 anos era precisamente o contrario),o modelo actual das equipas italinas priveligia o colectivo em relação individual (talvez com a excepção do Inter), os resultados fazem ainda acreditar que a imprensa desportiva inglesa é menos chauvista que a músical.



A minha lista pessoal não apresenta grandes diferenças; usando um critério que , baseado nas minhas impressões, concilia o potencial com desempenho ao longo deste ano, proponho:



1-Kaka

2-Messi

3-Cristiano Ronaldo

4-Drogba

5-Ronaldinho

6-Peter Cech

7-Pilro





( Não sigo muito o Calcio, adoro o Ibraimovich mas nem sei como lhe correu esta época)



Mais alguem se atreve com uma lista?

8 Bitaites:

parreirex mandou o bitaite...

um pouco influenciado pela época actual:

1 - Lionel Messi
2 - Kaka
3 - Cristiano Ronaldo
4 - Cesc Fábregas
5 - Frank Lampard
6 - Cristian Rodriguez
7 - Samuel Eto'o
8 - Didier Drogba
9 - Ronaldinho Gaúcho
10 - Ricardo Quaresma

(...)

3452 - Nuno Gomes

Anónimo mandou o bitaite...

a minha primeira lista, q ia até ao 10º, tinha ainda

8-Etoo
9-Van nilsteroy
10-Fabregas

Ger mandou o bitaite...

Tambem ponho o Kaka em primeiro lugar.
Mas pelo menos no que diz respeito à época passada não sei se o Ronaldinho mereça estar nos Top Ten...

Anónimo mandou o bitaite...

Cristian Rodriguez??????????????????????????????????????????????????????????

oh parreira..............

Tóchã mandou o bitaite...

Este post vem “redespertar-me” uma ideia:

A natureza destas listas de top players que recorrentemente trazem injustiça, porque o próprio futebol é injusto:

O Cristiano faz uma época fantástica, marca vinte e tal golos e tantas vezes leva a equipa às costas.

O Ibra faz uma época estonteante, marca um porradão de golos (raramente ficava em branco) e fez muitos pontos directos ao Inter. Era tema recorrente até certa altura nos jornais italianos que o Ibra era o maior candidato a bola de ouro a par de Cristiano.

O Káká antes do jogo (apenas numa das mãos) com o Manchester, (também) segundo a imprensa Italiana estava a fazer (sem duvida) a sua pior época desde que tinha chegado. Não marcou golos, não fez jogar (chegou-se a falar que Rui Costa estava agora a fazer falta, para espicaçar claro).
Nesse tal jogo, contra uma defesa completamente esfrangalhada (com apenas um titular, o defesa esquerdo Heinze, ex-supelente do Sporting, a jogar a central) faz e desfaz. Golos de belo efeito, mas ainda assim bastante consentidos. Foram bonitos, mas todos se lembrarão de um deles em que os defesas centrais improvisados fazem um bloqueio um ao outro permitindo uma jingajoga ao brasileiro antes de marcar. Este jogo, aliado ao facto de o Milan ter ganho a liga dos campeões (fez aqui também na final um jogo fraco, se bem me lembro) faz com que Kaka na pior época (tecnicamente falando) de sempre ( regularidade) surja nestes top’s.

É normal que assim seja para analistas como nós, assimila-mos o que de mais mediático houve na época, os jogos decisivos.

E os analistas profissionais, os jornalistas, os treinadores também irão colocar o gajo no TOP (melhor jogador (ou médio?) da liga dos campeões já foi)… que tipo de analise fazem esses gajos?

P.S. Claro que Káka até em baixo de forma é jogador muito util, indespensãvel, mas melhor jogador o ano passado não!

Tóchã mandou o bitaite...

1 Stojkovic
2 Abel
3 Pedro Silva
4 Tonel
5 Polga
6 Miguel Veloso
7 Izmailov
8 João Moutinho
9 Liedson
10 Romagnoli
11 Vukcevic

Anónimo mandou o bitaite...

Eu disse que tentava conciliar o potencial com a prestação ao longo da epoca (se fosse só o desempenho o Ronaldinho e o Etoo n entravam nos 50 primeiros) . Consta que o Kaka fez um calcio fraquinho (como todo o milan) mas a sua liga de campeões foi soberba(ok, até às meias só vi em resumos)...Por exemplo marcou 10 golos(quase tantos como nas outras epocas todas juntas onde contabilizou -11)e foi até o melhor marcador.


Já agora eu pensei que a tua lista ia ser:

1- Pedro Henriques
2- João Ferreira
3- Vitor Pereira
.
.
.

Tóchã mandou o bitaite...

Bem sei que a tua lista tinha esse teor, o intuito era falar mesmo destes rankings que são uma treta.

Ainda assim vai ser dificil ultrapassar a FIFA (que apregoa fair play) a nomear jogador do ultimo mundial o Zidane depois de arrumar uma cabeçada em campo e hipotecar a vitoria da sua selecção.

Acho que mesmo esse numero de golos é enganador, apesar de ser preciso faze-los, e serem a coisa mais preciosa do futebol, no entanto podem ser mais uma cortina de fumo.

Dos 10.

Fez 4 na fase a eliminar. 3 ao malogrado Manchester e outro aos arruinados do Bayern e de penalty!

Depois, o grupo do Milan no ano passado era uma treta, Lille, AEK e Anderlecht. Alguns destes que ja nao consigo quantificar, mas pelo menos foram mais 2 foram de penalty.
O que é certo é que fez golos.

Mas acredita, eu acompanhei bastante o Milan o ano passado assim como as grandes equipas italianas e o Kaká jogou muito mal para o normal, nao fez de todo uma liga excepcional. Valeram os resultados.