sexta-feira, outubro 12, 2007

hoje

Nobel da Paz para Al Gore e Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas
O prémio foi atribuído a Al Gore e ao Painel das Nações Unidas pelo "esforço conjunto na criação e disseminação de um maior conhecimento acerca da influência humana nas mudanças climáticas, e pelo lançamento das bases necessárias para inverter essas mudanças", declarou o presidente do Comité Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes.

in Publico Online, hoje

1 Bitaite:

Tóchã mandou o bitaite...

Completo tiro no pé da Academia que notoriamente tem de levar um eferreá a pulmões cheios, um daqueles humilhantes. E a culpa é dos Americanos (se nos abstrairmos daquelas “fraudes” na florida).

O que daria, creio eu, um bom presidente dos EUA dá um Nobel da Paz miserável. É difícil mensurar o quanto melhor estaria o mundo se Gore tivesse sido eleito em vez daquele bandalho. Mas também é verdade que jamais se poderia pensar num Presidente dos EUA para Nobel da Paz até porque, mesmo o Mister Presidente não tem liberdade para isso.

Como não se passou assim tanto tempo (uns livros, umas conferencias e uns concertos depois) a linha de Nobel/não Nobel pareceu-me muito ténue.
Só porque pensava que para ser Nobel da Paz era necessário algum currículo na causa, mais nada (também não deve ser o primeiro).

A outra “malta” também não o merecem pelo seu todo, e duvido que algum individualmente. Não descobriram, não agiram apenas vão discutindo.

Alias, um Nobel por alterações climáticas é prematuro, basicamente, ainda não passa de propaganda e algumas verbas dispensadas para a investigação. É notável a divulgação e o despertar das consciências, não fosse isto acabar com a vida na Terra… mas ainda longe de um Nobel.