quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Para Informar!!

Iniciou-se este mês de Fevereiro a 4 edição do Curso de Profissionalização em Serviço promovida pela Universidade Aberta (4ª CPAS). Têm acesso a esse curso, citando o Despacho n.º 17019/2011, ponto 2 alínea a) : "Que à data da inscrição no curso sejam titulares
de habilitação própria para a docência, nos termos da legislação aplicável e possuam cinco anos completos de serviço docente em 31 de Agosto de 2012;".

Verifico, com espanto, que existem muitos formandos que já vão na sua 2ª profissionalização em serviço a querem tirar a profissionalização no Grupo de Matemática, quando para tal só possuem uma habilitação própria, não importando a escalão dessa habilitação, para só terá que realizar uma disciplina, o Seminário.

Não entendo o como alguém pode realizar uma profissionalização em serviço, quando nunca leccionou a disciplina com professor.

Acrescento que existe no ensino superior, oferta de cursos que formam professores de Matemática. Esta situação é semelhante para os professores de Físico química.

Quando se constata que existem cerca de 1000 professores profissionalizados no grupo 500 e preparados para leccionar Matemática, que ainda não tem uma atividade docente estabilizada,
estes poderão ser preteridos por colegas que, em princípio, não tem a preparação devida para leccionar Matemática. Sinto uma certa frustração, que é partilhado pelos meus colegas e estudantes de Mestrado de ensino, pela possível ultrapassagem à direita que foi permitido pelo Ministério da Educação.

Para clarificar melhor esta situação apresento o seguinte exemplo: um Eng. Eletrotécnico, que tirou o curso de profissionalização de ensino na Universidade Aberta, para suprir a necessidade de falta de professores de informática no passado recente, poderá tirar a profissionalização em serviço em Matemática ou até de Físico Química, sem nunca ter dado aulas de Matemática.

Esta situação até é contraditória, alguém realizar uma profissionalização em serviço quando nunca exerceu este serviço! Isto acontece devido a uma interpretação errado ou abusiva do Despacho n.º 17019/2011.

5 Bitaites:

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Isso é realmente estranho, mas sinto-me tentado a ir lá fazer uma perninha (à distância), para adquirir profissionalização!

Ainda que se calhar, é mais fácil sacar um estágio pedagógico em qualquer lado (tipo na Universidade Eduardo Mondlane), para ficar com isso).

No meio disto tudo, resta saber se me serviria para alguma coisa...

Desdich mandou o bitaite...

«Isso é realmente estranho, mas sinto-me tentado a ir lá fazer uma perninha (à distância), para adquirir profissionalização!»

E tens 5 anos de serviço como professor?

Manuel J. R. mandou o bitaite...

O meu contrato aqui na escola é como docente com funções técnico-pedagógicas... não sei que tipo de "provas" é preciso apresentar, mas o meu contrato aqui está no 6º ano :)

Anónimo mandou o bitaite...

Really?? pensava que eras mesmo técnico... Nesse caso não deves precisar de mais «provas»!

Manuel J. R. mandou o bitaite...

O que eu disse é o que está escrito no meu contrato, não o que faço :)