quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Linha Duvidosa (3)

Só mais uma achega, para se ver afinal de onde vêm os tais pormenores que podem "minar" a opinião pública, e que, não sei se decidem campeonatos ou não, mas valorizam erros que afinal não os são...

Nota: Não fui eu que fiz isto. Chegou-me por email... mas sempre se confirma a inclinação em demasia da tal linha.... tal como o Moreira afirmou aí atrás.

16 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...

1° - O gajo que traçou isso nao sabe sequer o que é um ponto de fuga

2° - So o gajo queria fazer algo que enganasse apenas e so os mais distraidos devia:

2.a) colocar o observador do lado de onde foi tirada a imagem e nao do lado oposto (talvez ainda lhe desse um ar de quem sabe o que é um ponto de fuga)

2.b) que a linha verde NO MINIMO intersectasse o (suposto) ponto de fuga. No desenho do gajo, se a linha verde intersectar o ponto de fuga que ele inventou o jogador do Gil (parece-me) ainda fica mais fora de jogo do com a linha da SpotTV

De qualquer forma esta demonstrada a utilidade do Paint para tantas e tantas aplicaçoes

Tóchã mandou o bitaite...

"colocar o observador do lado de onde foi tirada a imagem e nao do lado oposto"

Queria com isto dizer que ocultando a forma como calculou o ponto de fuga ainda conseguisse enganar a malta

Tóchã mandou o bitaite...

"para se ver afinal de onde vêm os tais pormenores que podem "minar" a opinião pública"

A esta imagem nao dou sequer esse estatuto de poder minar o quer que seja... Se eu fosse a Standard & Poor's levava bem menos de um BB, isto é lixo!

Manuel J. R. mandou o bitaite...

A mim parece-me que o desenho não está mal feito... se é um ponto de fuga ou não, não sei, mas que me parecem bem feitas as rectas que ele faz, isso sim.
Ele fez um prolongamento de cada uma das linhas que são fáceis de apanhar, pela diferença de tonalidades do relvado, e realmente elas intersectam-se onde têm de se intersectar.
Prolongando depois a recta que ele faz, partindo do tal ponto de intersecção, e até ao jogador do porto ue será o mais "atrasado", e prolonga essa recta até passar pelo jogaodr do Gil.
Assim, não me parece de todo descabido que a perspectiva esteja errada... mas confesso que não sou propriamente um entendido de geometria.
Tirado da Wikipedia: Ponto de fuga (cuja abreviatura é PF), em geometria, é o ponto de convergência das linhas que descrevem a profundidade dos objetos; é a direção para onde o objeto segue; se aprofunda.

Logo, parece-me que as linhas que ele fez e que eu descrevi acima, estão em consonância sobre o que é um ponto de fuga...

Desdich mandou o bitaite...

Amo esta discussão!!!!


P.S: A Cunha fez um trabalho sobre geometria projectiva no estágio …ficou muito giro, podem recorrer a ela para tirar dúvidas….

Tóchã mandou o bitaite...

eh eh eh...

De facto, esta cena das linhas com jogadores do Gil e o Porto à mistura foi do melhor que ja passou por aqui.

MUITO BOM !!!

Quanto à qualidade da figura: Manel, acho que nao vale a pena defenderes a coerencia dessa imagem:

1- Incrivelmente, inexplicavelmente e malignamente a linha verde nem sequer passa no ponto de fuga... sera preciso mais algum argumento para peritar a imagem como junk?

2 - O principio do gajo para definir o ponto de fuga sao as linhas de diferença de tonalidade do relvado ou a linha da grande area que no terreno sao todas paralelas.

Entao e como é que se justifica a linha que intersecta o ponto de penalti?

Essa terceira linha é o que (no terreno) relativamente as outras? paralela, perpendicular? Nao é coisa nenhuma.

Alias, pela teoria do gajo para que é ue ele precisa de uma terceira linha se com a interseccao das outras duas ja tinha o ponto de fuga definido?

Tóchã mandou o bitaite...

E de facto nao é preciso ser especialista em pontos de fuga para perceber que a hipotese do gajo é falsa.

Experimenta alongar a linha de meio campo (que no terreno também é paralela à linha de area de à das tonalidades) e avalia la onde é que o ponto de fuga vai parar...a parte nenhuma !!!!

Tóchã mandou o bitaite...

P.S. so agora percebi que a linha de intersecta o penalti nao serviu para definir o ponto de fuga, é sim a "simetrica" da linha verde em relaçao à linha da grande area, isto é nao esta la a fazer nada so confunde

Tóchã mandou o bitaite...

nao tenho a certeza mas acho que para traçar a linha de fora de jogo é preciso definir dois pontos de fuga.... òòòòòo mmeeenniinnoooo, isto esta a aumentar de nivel

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Bom, estive fora este FDS (na 6ªF foi feriado cá) e por isso a minha ausência de respostas.

Realmente não sei se a imagem, ou as rectas traçadas pelo gajo nela serão bem feitas, mas que várias pessoas comentaram o facto da linha amarela não estar muito em consonância com, por exemplo, a linha da grande área, isso sim.

Pelo que percebo da história do ponto de fuga, imagino que a tal linha do meio campo teria de ir lá dar também, e portanto parece-me que o ponto de fuga poderá ser outro que não o que o gajo determinou. Ainda assim, continuo a achar que a tal linha amarela está "inclinada" demais, em relação às que podemos ver no relvado...

No meio disto tudo, se formos a atentar no que se anda sempre a apregoar, "na dúvida, deve beneficiar-se quem ataca", e tenho dúvidas que o fiscal de linha não tenha tido dúvidas (mesmo com um posicionamento sem ser 100% eficaz, não me parece que seja uma vergonha o posicionamento dele. Não está longe da linha dos defesas e deve ser complicado conseguir sempre andar 100% alinhado com o último gajo da defesa.

Mas esta é daquelas discussões que não nos vão levar a lado nenhum... :)

Tóchã mandou o bitaite...

"continuo a achar que a tal linha amarela está "inclinada" demais, em relação às que podemos ver no relvado"

A nao tenho opiniao porque estou consciente que sou, como a maior parte da malta, susceptivel de ser iludido opticamente muito facilmente.

No entanto, supondo que nao existe nenhuma alma maligna a traçar linhas à mao na SporTV (como o gajo da imagem deste post) nao me custa a crer que a linha da SporTV seja tecnicamente fiavel.

ate porque a linha do horizonte é facil de determinar na imagem (paneis de publicidade) e ao contrario do que o enganador da imagem deste post diz, se bem me lembro das aulas de desenho da escola, é a linha de horizonte a base da definiçao do ponto de fuga, e nao as linhas paralelas do gajo

chica de moebius mandou o bitaite...

na projecção perspectiva pode usar-se 1, 2 ou 3 pontos de fuga.
neste caso, usam-se pelo menos 2.

penso que não é necessário andar à procura da linha do horizonte.
usando 2 pontos de fuga, as projecções de rectas paralelas são rectas concorrentes no ponto de fuga.
na foto, as rectas da linha do meio campo e da linha da baliza são concorrentes num ponto - o ponto de fuga. a linha amarela intersecta-as no mesmo ponto.
a linha verde intersecta as linhas pretas um pouco mais acima.

nisto concordo com o tóchã, não se percebe como foram definidas as linhas pretas. porque têm aquele declive e não outro qualquer.

Tóchã mandou o bitaite...

VOILA uma especialista !!!!!!

Bem me parecia que eram necessarios dois pontos de fuga como tinha dito.

No entanto parece que me enganei quanto à necessidade de traçar o horizonte.

Tóchã mandou o bitaite...

"nisto concordo com o tóchã, não se percebe como foram definidas as linhas pretas. porque têm aquele declive e não outro qualquer."

Ele diz como se traçou as linhas pretas, sao linhas que sao paralelas no terreno (linha da grande area, meio campo etc) por isso disse logo à cabeça que o gajo nao fazia a minima ideia o que era um ponto de fuga