quarta-feira, julho 16, 2008

Porquê Arcade Fire?????????????????????

Sempre considerei os gajos execráveis mas nada me preparava para isto:



Já vi mortes de gangrena mais agradaveis que isto, absolutamente asqueroso; ainda por cima partindo de uma base Linda, Linda, Linda...( o original é segunda melhor música dos talking heads) ...





Agora relaxem e vejam como é que isto se faz (e olhem q eu nc fui incondicional dos TH)

13 Bitaites:

chica de moebius mandou o bitaite...

eu trocaria qualquer morte de gangrena por isto... não acho assim tão asqueroso.;)

não sendo fã de ambas as bandas talvez consiga ser objectiva (dentro do possível no que à estética diz respeito).


1. "base Linda, Linda, Linda..."
acho um exagero... a linha melódica, sendo simples (não é um factor negativo), tem graça - naive é mesmo a palavra adequada. o instrumental seria um óptimo fundo musical para imagens de parque infantil.
este original tem uma desvantagem (em relação à cover), o sintetizador... eu gosto do som mais orgânico.
não achas que, até entrarem as vozes, podiam ser os mler ife dada a tocar isto?


2. quanto à cover
não gosto particularmente talvez porque não aprecie o som dos arcade fire.
- a voz parece aqui ainda mais chorosa do que o habitual - a voz do rapaz soa sempre a lamento.
- aquele instrumento que a rapariga (habitualmente do órgão) toca dá uma sonoridade pan pipe completamente dispensável.
(primeiro pensei tratar-se de um xilofone ou metalofone mas acho que não é...).
- eles tentam sempre encher as músicas com diferentes texturas sonoras mas nem sempre corre bem... penso que o espectáculo visual é melhor do que o musical.
- gostei, no entanto, do "choradinho" do violino.

Anónimo mandou o bitaite...

Grande critica!!!!!


Esta é uma versão live, na versão gravada não aparece o tal sintetizador (ou nota-se bastante menos); em relação aos Mler if,percebo o que queres dizer, o efeito da guitarra lembra a linha utillizada no zuvi zeva nova


AH: o tal choradinho de violino devia levar coma sinalética de biohazard...

Para defender a humanidade, a Nasa, ao invés de seguir as rotas de asteroides devia seguir os lançamentos de longa duração destes gajos

chica de moebius mandou o bitaite...

por acaso, a primeira coisa a que me soou o choradinho do violino foi aquele som estridente de giz a arranhar o quadro... só depois (na segunda audição) melhorou...

agora ocorreu-me uma dúvida de física que, como metáfora, tem a sua graça...
quando o giz arranha o quadro quem grita? o giz? ou o quadro?

parreirex mandou o bitaite...

@ snob ;)
tb acho que não seja assim tão asqueroso.
(cada vez sou mais fã dos TH. dos AF continuo)

@chica
"quando o giz arranha o quadro quem grita? o giz? ou o quadro?"
bela questão. eu acho que é o quadro, ele é que é atacado.

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...

@ chica

(adoro dizer isto...claro com sonoridade espanhola...CHICA...heii chiquitita!!!)

ok...nao sabemos de onde vem...mas, já agora qual é a tua opiniao sobre o assunto do giz:

achas que tem sonoridade pan pipe, será uma onda mais organica, achas que os mler ife dada gostariam de ter incluido esse registo porque afinal apresenta uma indelevel textura....que pensas disto?

quando li o teu primeiro comentario apesar de nao perceber patavina de musica parecia que tudo colava como os panini na minha caderneta de miudo....falta saber mesmo se fui FURTADO da verdade pela minha ignorancia, mas acredito que nao....

chica de moebius mandou o bitaite...

tochã,

quanto ao assunto do giz...
talvez um pan pipista desafinado ou subversivo consiga obter um som estridente o suficiente para simular um destes “gritos” claramente orgânicos (em oposição ao som digital, criado por máquinas digitais - sintetizadores, computadores, ...).
penso que os mler ife dada não incluíram (que eu saiba) esta textura nas suas músicas porque não quiseram mas não seria desajustado. no entanto, parece-me que não necessitariam de um quadro e um giz para obter um som destes, a anabela duarte tem (e tinha) dotes vocais suficientemente desenvolvidos para isso…
a usar este novo instrumento imagino os, óbvios, einstürzende neubauten e, mais ainda, uma sinfonia composta por john cage para quadros de várias texturas e gizes de diferentes durezas que garantiriam a variedade tímbrica da peça.

chica de moebius mandou o bitaite...

quanto ao primeiro comentário, salvo um ou outro apontamento de gosto pessoal, é praticamente uma descrição do que ouvi, sem qualquer teoria musical associada e, por isso, a não ser que eu interprete os sons de forma estranha, não andará muito longe do que soará nos ouvidos de qualquer outra pessoa (espero!).

Anónimo mandou o bitaite...

eu cá acho que se viste mortes de gangrena mais agradáveis foi de gente que se auto-mutilou perante os movimentos lânguido/trepidantes do pescoço do David Byrne. porque após os penosos primeiros 50sg a coisa não melhora. eu por mim acho as duas músicas (mesmo que seja a mesma em duas versoes, parecem-me duas) bem chatas por razões diferentes:
a primeira (AF)soa-me a uma profunda lamechice com guinchos à mistura e subtil tortura das estremidades nervosas através das vibraçoes provocadas pelos sons mais agudos;
a segunda incomoda-me e passados alguns minutos ainda tenho o tan tan tantaran(onomatopeia do sintetizador que não consigo formalizar)no meu ouvido interno.
mas enquanto a versao original me soa só a uma profunda patetice a versão dos AF sempre lhe dá um ar circense que nos afasta do que realmente interessa (?) que é a música.

bem, mas agora a razão do comentário, para além da chica me ter obrigado a escrevê-lo, eu acho que a dúvida existencial do quadro e do giz é fundamental na nossa maturação como individuos, como aquela de um pai dizer ao filho que a palmada lhe dói mais do que a ele, ou se a árvore quando cai na floresta faz barulho se não estiver ninguém a ouvir....

eu por mim considero que é o quadro que solta o som escoroçoado por ser esventrado pelo giz, mas estou receptiva a interpretações várias da matéria.Estas cenas do som são sempre muito complicadas e eu sou um bocado dura de ouvido :)

ni

Tóchã mandou o bitaite...

Eu agora ando mais numa de apostar no giz. Não conheço nenhum instrumento musical em forma de quadro. Agora quanto ao giz a coisa já é diferente.

Apresenta claras semelhanças em forma e som emitido (o som na opinião da Chica) com uma flauta.

Anónimo mandou o bitaite...

Estou tao orgulhoso deste post!!!!!

chica de moebius mandou o bitaite...

joão,
já viste que this must be the place agora também é filme? no trailer aparece a questão da autoria música.

(vi no p3)