sexta-feira, setembro 28, 2007

Crise imobiliária, tambem em Portugal?

Muito tem-se houvido falar na crise imobiliária norte-americana.
Põe-se a questão de como está a situação em Portugal?
A meu ver é capaz de suceder uma coisa semelhante.
Há que ver que por um lado os EUA tem uma população continuamente a crescer (tanto por motivos de saldo natural da população positivo como por um saldo migratório positivo), por outro lado tem tido crescimento económico nos últimos anos, portanto são duas situações em que Portugal está pior do que os EUA.
De facto está-se a notar uma estabilização dos preços imobiliários ou mesmo descida dos preços (pelo menos na área da Grande Lisboa), o que à primeira vista parece uma boa coisa acima de tudo do ponto de vista de quem pretende comprar casa. A coisa muda de figura quando se tem em conta quem tenha casa, com o preço a descer uma venda do imóvel implica uma perda de dinheiro. E no caso de uma familia não poder pagar mais o imóvel e o banco ficar com ele acontece que o banco fica a perder e é esse o problema, é que bancos saudáveis são a essencia de uma economia. De facto ouvi recentemente na radio que os bancos pretendem ser mais rigorosos na avaliação dos clientes, será que decidiram isso tarde demais?

Sendo assim recomendo a quem pretende comprar casa que espere enquanto que a situação económica permanecer inalterada para depois sim comprar. :)

1 Bitaite:

Anónimo mandou o bitaite...

pois assim farei caro Paulo!!!!