quinta-feira, maio 21, 2009

A Figora do futebol português moderno



Fenómeno pouco incomum no universo das artes: criador mediano incessantemente celebrado; geração após geração seduzida por uma obra informe, insensível aos métodos de rastreio do génio; um percurso de vida errático, desvios no processo de maturação, morbidez psicossomática , infortúnio estatístico, subjugação primitiva aos vícios mais imediatos, são algumas dos ingrediente inscritos no rotulo do concentrado industrial de lenda…



A maior parte das alusões ao talento de Luís Figo parecem-me corrompidas pelo negativo fotográfico deste processo. Quando ouvimos o seu nomr agitam-se na cabeça memórias já remotas: a forma pouco leal com que saiu do Sporting (depois deste o apoiar num sarilho com uma rubrica, enquanto junior, com o Benfica), o contracto simultâneo com a Juventus e o Parma, a troca do Barça pelo Madrid, a «reza à virgem de Fatima» durante o jogo com a Inglaterra, a recusa em cumprimentar o Wanderley Luxemburgo só porque não contava com ele, a ciumeira com o Zizou, a forma como se escusou a pedir desculpa a um jogador (cujo nome me escapa) obrigado a terminar a carreira por uma chuteira carregada de malícia, etc -se bem que, por outro lado, acertou um balão cheio de urina no Nuno Lux, de maneira que o Karma não estará muito deficitário-
Deixando assentar toda essa poeira, sobra um talento superior. Um dos 20 maiores dos últimos 20 anos (e dos 5 mais regulares). Aliás, conseguem dizer uma equipa que não tenha passado por uma fase difícil após este a ter abandonado?

8 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...

Excelente post, pertinente, opiniao muito bem descrite e analises originais.

é verdade, e agora a minha deixa:

Mais um produto SCP, como ja tinha dito NENHUMA empresa ou instituiçao vende melhor o produto PORTUGAL que o SCP.(as vezes em factores multiplicativos 12)

Enquanto uns apresentam de 7 a 8 jogadores portugueses na sua grande maioria da "cantera" outros preparam os contentores transatlânticos para a época que se avizinha.

Nao nos bastam arbitragem neutras, queremos arbitragens que nos beneficiem, nos merecemos e o PAIS PRECISA!!!!

Em jeito de rescaldo de época:

Como ja tinha avançado, desde que deixaram de marcar penaltis ao Benfica estes nao deram mais uma para a caixa.

Se quisermos localizar temporalmente a ultima vitoria a valer sem penaltis (incluindo penaltis efectivamente penaltis) temos de ir recuperar umas tantas folhas de calendario ao garbage.

Tivesse o Bento começado a grunhir e a gesticular mais cedo, se calhar o desfecho até tinha sido outro. é um mal necessario ao PAIS!!!

Talvez outrora se tivessem evitado maos de ronny.

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
parreirex mandou o bitaite...

um crápula, esse palhaço do figo.


"conseguem dizer uma equipa que não tenha passado por uma fase difícil após este a ter abandonado"

caso o inter passe por uma fase difícil, não será seguramente por ele bazar...

o real, se passou pela fase difícil (não me lembro), foi tb certamente pelo fim (envelhecimento) da geração galática...

o sporting está sempre em fases difíceis...

Des mandou o bitaite...

@Tochã

Pois, mas acho que este modelo está em crise... Nos ultimos tempos o sporting tinha sempre um puto que aspirava a super-estrela,coisa que não tem acontecido nos ultimos anos.( Gosto do Moutinho, mas esse é mais o tipo de jogador certinho mais coincidente com a filosofia de formação do Benfica e já quase que não acredito no Djalo). Tenho sérias suspeitas sobre o papel dos métodos do Paulo Bento neste processo...

A do Inter não vale...na prática ele abandonou o futebol ainda com o emblema do Madrid. Quanto ao resto, eu não assumi uma relação causal entre estes os dois efeitos limitei-me a enunciar um arranjo estatistico sobre o qual vale a pena meditar...

Anónimo mandou o bitaite...

o sporting está sempre em fases difíceis...

Também a seleção: excepto quando tinha o Figo na convocatória...


(Já agora, o último paragrafo do anterior era dirigido ao Parreira)

Tóchã mandou o bitaite...

@ des

"Pois, mas acho que este modelo está em crise.."

O Luis Filipe Vieira no ano seguinte ao que foi campeao comentou algumas critticas ao fracasso do ano seguinte com um:

"os adetpos estao mal habituados"

(um campeonato nos ultimos 12, 13,14,18 ???? anos, dos quais o gajo ja deve contar com uns oito de benfica)

parece-me que também é o teu caso. Porém, um dos nosso produtos esta simplesmente no TOP dos TOPS. Para aparecer um outro tinha de ultrapassar este que ja é nosso. Crise?

Falando de jogadores mais regulares, depois de termos disponibilizado o melhor produto do mercado mundial, ja introduzimos por exemplo o Nani, que la vai andando...

Menos bombastico, mas ainda assim, a critical software a YDreams etc têm ficado um bocadito atras.

Mas é verdade, Paulo Bento e a sua filosofia formiguinha poderà ter influencia na melhor cadeia produtiva portuguesa de excelencia. No entanto, em produçao em serie convido-te a olhr para os onzes iniciais do Sporting e contar o numero de portugueses. Compara-a com as outras equipas e surpreende-te, coça-te, grita, salta, faz o pino...


"o sporting está sempre em fases difíceis..."

Infelizmznte isso é verdade, embora nao o seja para todos. As ultimas epocas do Sporting teem sido vista pela maioria dos Sportinguistas (nos quais nao me incluo) como de sucesso.

Olham para o Porto com entidade superior e o segundo lugar tem sido aplaudido (tb por causa da liga dos campeos)

Ninguem tenha duvidas que quatro anos atras do Benfica ou do Guimaraes, ja nao havia nem Paulo Bento nem Soares Franco.

o sporting está sempre em fases difíceis...

Tóchã mandou o bitaite...

esta ultima frase foi por ali esquecida

Baeta mandou o bitaite...

Subscrevo na integridade as palavras do Tóchã ... Spooorting !!!