quinta-feira, setembro 01, 2005

Ex-ku-malha : Golden Moments vol1

Monografia das festas surpresa

Aproxima-se o aniversário ,daqui a um mês, de uma das entidades mais importantes na iconografia da ex-ku-malha…as festas surpresa.
As primeiras referências às festas surpresas datam de 99 (acho). O Contexto não podia ser mais conivente: o aniversário do então puto radical Telma Parreira, na altura um adequado misto de inocência e credulidade. Um meticuloso trabalho de preparação e uma inexcedível execução -que incluiu uma celebre manobra de diversão naquele salão de jogos da praça da republica – levaram um Parreira, absolutamente purgado de desconfiança, para a porta da sala do castelo .Nem uns perturbadores murmúrios do outro lado da porta -«Ele tá aí» repetiam incessantemente – lhe quebraram a natural placidez do rosto . Depois luzes acesas, corpos projectados e o capital «Surpresa», desaguando na mais seminal de todas as festas do Castelo - O Parreira, como lhe competia, chorou.
Penso que pouco tempo depois o número foi repetido com relativo sucesso numa festa do Velho mas o fulgor do primeiro dia apareceu já um pouco embotado.
Depois o inevitável declínio: numa festa dedicada à Célia foi por demais visível o esforço, inconsequente, desta por mostrar qualquer vestígio animador de perplexidade; um interessante vídeo com dedicatórias do pessoal acabou por evitar o desastre (inesquecíveis as dedicatórias do Sérgio e da dupla Patrícia/Filipe).O Horror ,no entanto, chegaria pouco depois: um simulacro de festa surpresa foi tentado com o João perante a evidente indiferença deste. Seria este o prólogo do seguinte estádio de desenvolvimento das festas surpresas: aquele em que as pessoas , de maneira mais ou menos velada, pediam festas surpresas para si próprias.
Já moribundo, o conceito de festa surpresa acabaria por sucumbir definitivamente durante o célebre incidente com adeptos do Dundee United na festa surpresa do Clérigos em Edimburgo.


No próximo Ex-Ku-malha golden moments: Pedro Conde o Homem por detrás do mito

3 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

nos meus anos não dispenso a supresa dos kinder, junto da minha mãe maria e do meu pai manel

Anónimo mandou o bitaite...

Se pretendias falar de aniversários no vol 1 deste separador a que achas-te por bem chamar Golden Moments, era muito mais justo falar de um aniversário que Pedro Dourado organizou no extinto Sing Sing. De iniciativa própria, essa figura ilustre, fez uma dignissíma festa de organização impar, onde juntou em seu redor aqueles que lhe viajavam junto ao coração; lembro-me de outras que lhe viajavam junto a outros orgãos (e isto não é nenhuma piada à sua altura (dela... da moça portanto)) . Também não sei se estiveste presente em tal evento, mas este, até namorava brilhantemente com o titulo, Golden Moments. Assim poderias ter aqui um fio condutor para toda esta novela, pois ao que sei, Pedro Conde é abil no mmanuseamento e abocanhamento de um instrumento musical dessa cromicidade, que outrora transportava pelas ruelas da alta no seu estilo "DESESPERADO". Talvez depois encontrasses inspiração nos dedos, ornamentados por argolas do precioso metal, de alguns de nós. Bem sei que o tema era mesmo festas supresa, mas não consegui passar por aqui sem registar esse momento dourado.

Anónimo mandou o bitaite...

nao eskecer a festa surpresa k me fizeram há 2 anos! moreira, parreira, axioma, pedro de olhos azuis, raquel na qual me brindaram com uma maçã e uma caneta bic vazia para fazer já n sei o quê! fumar... uma agradável surpresa!