quinta-feira, junho 17, 2010

A arma contra o futebol Barcelona/Espanha

Não vi muito do jogo de hoje da Espanha contra a Suiça, mas muito que li fez me lembrar o jogo do Inter em Camp Nou na liga dos campeões. O jogo foi completamente entregue aos Espanhois sem que resultasse o resultado pretendido dos Espanhois.

Coloca-se a questão: Será que Mourinho descobriu a arma com que se pode neutralizar Xavi, Iniesta e companhia? Basta aplicar essa fórmula?

7 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

Não, a Espanha jogou bem mas teve azar...
O Xavi n esteve bem mas o Iniesta foi soberbo (foi o que pareceu nos resumos)

Tóchã mandou o bitaite...

A rapaziada nao colocou o autocarro..digamos que jogou na retranca como tantas e tantas equipas neste mundial... sobretudo nunca abdigou de poder atacar (dentro dos limites) coisa que o inter fez... a prova é que marcaram um golo que apenas um milagre extremo daria ao Inter nesse dia

Tóchã mandou o bitaite...

azarn nao sei porque? mas sim, a Espanha nao jogou mal...antes de papar o golo parecia que nao queriam marcar um golo de qualquer jeito...tinham de o fazer com mestria, rendilhado e espetacular..acabaram por nao fazer nenhum

Anónimo mandou o bitaite...

Também só vi o resumo e não fiquei com essa ideia do "Azar", e ainda tiveram sorte naquela bola ao poste da Suiça, que foi uma jogada completa e não um bilhó de fora da área.

Ger mandou o bitaite...

As tácticas de futebol funcionam um bocado por ciclos. O campeonato do mundo de 1998 foi bastante ofensivo, o de 2002 defensivo, o de 2006 mais ofensivo e este está a ser bastante defensivo.

Na época 2008/09 o futebol do Barcelona foi absolutamente dominador. No entanto nos tempos recentes houve treinadores (como Mourinho e agora Hitzfeld) que conseguiram encontrar uma resposta ao jogo do Barcelona/Espanha. Consiste em simplesmente entregar a bola aos espanhois e defender de uma forma inteligente. É uma táctica cruel mas parece funcionar por vezes.

Anónimo mandou o bitaite...

A Espanha teve pelo menos 7 oportunidades flagrantes, a bola ao poste da suíça surgiu numa jogada de contra-ataque quando o adversário estava todo balançado para o ataque, assim é fácil construir jogadas… Não sei a razão dessa superioridade da jogada completa em relação ao bilhó de fora da área (ou uma equipa que aposta só em bolas paradas para dar um exemplo clássico) ambos são processos legítimos de chegar ao golo… Agora, se uma equipa em quatro lances marca quatro golos então: montou uma estratégia perfeita e espalhou pelo relvado a sua classe; se nos mesmos lances a bola, por acção do vento, uma irregularidade no relvado ou uma leve deformação na chuteira a bola vai ao poste ou sai ligeiramente ao lado, nesse caso a equipa fez um jogo previsível refém dos seus maneirismos. A diferença entre golo e bola a razar ao poste na maioria das vezes é exterior ao discernimento do jogador, sorte portanto (Reparem que estou a falar em equipas que criam oportunidades, não em equipas que trocam a bola a meio campo de forma irrelevante) …

Anónimo mandou o bitaite...

Ger, essa tua teoria não tem jeito nenhum. Para começar não faz sentido tirar conclusões das 1ºs jornadas; ou senão repara:

Golos marcados na primeira jornada da fase de grupos:


Ano Jogos Golos Média

2006 16 39 2,44
2002 16 46 2,88
1998 16 37 2,31

Ora selhassemos só para as 1ºs jorandas o Mundial de 2002 rinha sido o mais ofensivo dos 3 ultimos e o de 98 o menos...

Depois, todas as equipas jogam assim contra a Espanha e contra o Barcelona há mais de 2 anos. Revê a final do Manchester contra o Barcelona por exemplo