domingo, março 21, 2010

Chefurso

O blog fez 5 anos e como forma de celebrar vou começar a apostar umas receitas que vou fazendo e experimentando...só vou colocar o que fiz e que alguém provou e gostou.

A primeira receita e conforme prometido na passagem de ano o Cheesecake do Urso



Ingredientes:

6 ovos (eu uso 4)
3 embalagens de Philadelphia (eu uso o creme de barrar do LIDL…são mais baratas e eu até acho que fica melhor - a embalagem é em tons de azul)
um requeijão
uma caneca de açúcar
¾ de uma caneca de açúcar em pó
fragrância de baunilha
um pacote de bolachas Maria
200 gr de Manteiga

Base:

Desfazer as bolachas em pó e misturar a manteiga previamente derretida de forma a forrar a nossa forma e assim constituir uma base de 1 a 1.5 cm.

NOTA: aqui o melhor, e como eu não conheço as vossas bases, é vocês fazerem este passo a olho, ou seja, vão misturando a manteiga ás bolachas de forma a formarem a base aos poucos.

Variante: Depois de adquirirem alguma experiência nesta receita, experimentem fazer a base com bolachas tipo brownies, mas neste caso substituam a fragrância de baunilha pelo sumo de uma lima.

Misturar o açúcar com as embalagens de queijo até estar meio líquido… depois adicionar os ovos e misturar tudo muito bem até formar um preparado líquido. Aqui podem misturar uma colher de café da fragrância da baunilha. Colocar este preparado na forma e depois no forno previamente aquecido a 170ºC, durante mais ou menos uma hora.

Cobertura

Misturar muito bem o açúcar em pó com o requeijão adicionando uma colher de café da fragrância da baunilha.

Após a hora do forno colocar por cima a cobertura do requeijão e volta ao forno por mais 20 a 30 minutos. Depois retirar deixar arrefecer e colocar no frio pelo menos 2 a 3 horas.

Porque os olhos também comem: colocar um doce à vossa escolha (morango, cereja, tomate ou tudo misturado) por cima do cheesecake.

Notas do cozinheiro: eu já fiz esta receita em vários fornos…e o tempo de cozedura varia de forno para forno. Na receita original, que veio dos States, o tempo de forno não era este mas eu no meu forno coloco este tempo após algumas experiências e consulta de outras receitas. Não se esqueçam que o cheesecake pode estar um pouquinho mal cozido que depois o frio faz o resto…

Espero que gostem…
Sugestões e/ou críticas: jp_ferreira@hotmail.com

Próxima receita: Leitão à bairrada

"Amanhã arrumo isto"

3 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

Foi em 99 o logotipo...

Moreira, pq não crias um grupo no facebook «eu estive no logotipo humano»

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Hum.... gostei da receita e nem provei o dito! Vou experimentar um dia destes!

Tânia Braga mandou o bitaite...

Estou perplexa com a tua capacidade de descrição do método de executar a receita. Estou ansiosa por outros petiscos confeccionados por ti. Não fiz o cheesecake por falta de tempo...optei por requeijão com doce caseiro...