terça-feira, janeiro 27, 2009

(34)




6 Bitaites:

parreirex mandou o bitaite...

muito bonito, mas o que é isto??

Anónimo mandou o bitaite...

como é que foram feitos estes perfis? têm a altitude adicionada... sao gerados automaticamente??? em q software, conta tudo :)

Tóchã mandou o bitaite...

estes perfis foram gerados a partir de dados conseguidos por um SMALL-FOOTPRINT FULL-WAVEFORM AIRBORNE LiDAR : ) . Basicamente é um aviaozinho que passa com um aparelhometro a bordo capaz de emitir feixes laser e registar o seu retorno. Alem de outras informaçoes que podemos tirar do sinal, a tal "altitude" é calculada atraves do tempo emissao-recepçao que processada com a informaçao fornecida pelo GPS acoplado nos permite ainda situar no "plano".

Dispomos entao de um modelo tri-dimensional da superficie, de uma nuvem de pontos, visto que ha feixes que sao reflectidos pelo terreno, outros pelas folhas das arvores, telhados etc (visao minimalista).

Nao existem ainda grandes soluçoes de mercado em termos de software. Apenas o ENVI/IDL tem um modulo (gratuito, disponibilizado no seu site) para a visualizaçao (aqui existem mais um ou outro) e alguns, rudimentares processamentos. Isto fruto do facto de ser uma tecnologia relativamente nova na detecçao remota e nao existirem (AINDA) metodos automatizados para a segmentaçao (isto é, identificar cada reflexao,cada ponto, como arvores, casa, terreno etc ) dos pontinhos para soluçoes globais (que funcionem em floresta de terreno plano ou acidentado, assim como em urbano etc etc)
Outro factor é a grande quantidade de informaçao para gerir (por exemplo a beleza dos perfis deste post so foi conseguida porque foi feita a partir de uma aqusiçao de 9 pontos por metro quadrado). Alem disso ainda nao existem normas para o seu armazenamento e cada fornecedor e utilizador safa-se por onde pode.

Isto tambem para dizer que isto foi feito numa aplicaçao propria, por enquanto nao disponivel ate porque a sua estabilidade e interoperabilidade é fraquinha.

Isto foi um voo sobre uma zona nas redondezas de Agueda, e convido-os a clicarem na primeira imagem (se ainda nao o fizeram) e verem como “sao engraçadinhos os telhadinhos)

Anónimo mandou o bitaite...

pessoalmente acho mais piada ao segundo perfil, parece-me muito bem.

quando a gestao/processamento da informação permitir uma identificaçao dos elementos/materiais atraves da sua capacidade de reflexao (albedo e comprimento de onda)será brilhante e obviamente de grande utilidade.

se estás integrado neste projecto parabéns, parece extremamente interessante :)

Tóchã mandou o bitaite...

os aparelhometros aerotransportados funcionam a apenas um comprimento de onda (normalmente infra-vermelho). Mas de facto ja existem alguns prototipos a outros comprimentos de onda e ate outros multi-espectrais...vamos ver se introduzem melhorias à tal classificaçao de que falas...tudo leva a pensar que sim...
No entanto estamos convencidos que " le vrais chemin" é o tratamento da informaçao tri-dimensional..

Anónimo mandou o bitaite...

yep, em ponto grande é mesmo bonito...