sábado, maio 31, 2008

Estóicismo vs. hedonismo

O estóicismo é uma corrente filosófica que surgiu na antiga Grécia por Zenão de Cítio. O estóicismo tem como base as suas teses na área da Física/Cosmolgia, Lógica e Ética.

É uma corrente universalista, cosmopolita e aberta, que se tem mostrado como bastante adaptável ao longo da história.

Como filosofia de vida defende que a tranquilidade e satisfação pode ser adquirida atravês do auto-controlo emocional (e mesmo abdicação de paixões), da aceitação do seu estado de vida (sem abdicar da ambição) e da persistência.

O objectivo é alcançar o seu sitio na ordem universal, o estóicismo é uma corrente tendencialmente panteista (note-se que o que um panteista entende por um deus não temmuito a ver com um cristão ou outro qualquer membro das grandes religiões actualmente exeistentes).

O oposto (mais ou menos) do estóicismo é o hedonismo, corrente essa que defende que uma pessoa deve procurar o prazer imediato.

Eu sou mais adepto do estóicismo, mas tem gosto de ter momentos hedonistas e beber uns copos co a malta... momentos de estrilho. :)

6 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...

@ ger

ao ler o teu post surgiu-me uma duvida:

Onde colocas o acto e o tempo da tua postagem, no estoicismo ou no hedonismo?

Ger mandou o bitaite...

@ Tochã

Caso que essas categorias se apliquem será mais para o hedonismo.

Não sei se fará muito sentido de pensar sobre qualquer acto que se faça num dia, se ele é estóico ou hedonista.

Falei mais foi numa tendencia, da mesma forma que sou tendencialmente um liberal, o que não me impede de em questões pontuais não ser própriamnente liberal.


Outro tema: Vi recentemente um grande filme francês que é "O segredo de um cuzcuz" (em francês "Le Graine et le Mulet"). Esse filme foi o melhor que vi este ano até agora, que rivaliza com outro filme curiosamente francês que é o "Corações" de Alain Resnais.

Tóchã mandou o bitaite...

"O segredo de um cuzcuz"

essa foi a duvida que me surgiu imediatamente antes daquela que te coloquei no primeiro comment. Tinha acabado de comer um couscous, e bolas, aquilo é mesmo bom.

Qual sera o seu segredo?


Por acaso estava na ideia que o le graine et le mule era tunisino (ou tunisiano?), mas nao conheço ...so ouvi falar um bocadito.

CORACOES...ALAIN RESNAIS!!!!!

é um grande filme, nao é um filme "facil" mas é FASCINANTE.....

e conta com alguns bons actores....entre as quais a italiana Laura Morante essa senhora na casa dos cinquenta que deve ser a carinha mais laroca do cinema...uma delicia...

Agora...este filme nao tem estoicismo rigorosamente nenhum....concordas?

Tóchã mandou o bitaite...

ou sera que todos porcuram o estoicismo eterno atraves do hedonismo?

hummm...ora aqui esta uma bela questao

Ger mandou o bitaite...

O realizador do "segeredo de um cuzcuz" é de origem tunisiana, mas vive desde a infancia em França, e terá muito provavelmente tambem a nacionalidade francesa.
Alem disso o filme trata sobre a França (os imigrantes na França) e foi rodado em França.

Por isso penso que o filme pode ser considerado francês.

Ger mandou o bitaite...

Um exemplo daquilo o que eu quero dizer com estóicismo é o seguinte:

Vejemos por exemplo a época de exames na universidade. A vontade maior era uma pessoa ir para a borga, mas não é isso que se faz, mas sim insiste-se em estudar. E a verdade é que a noitada imediatamente a seguir ao fim de uma época de exames é uma das melhores (mais ainda se a época correu bem.
Portanto qui uma pessoa teve um comportamento estóico.


Um outro exemplo á a cultura de uma empresa. Hoje em dia é muito virado para o lucro imediato, portanto muito hedonista (a cultura “shareholder value”). Enquanto que à pouco tempo era mais estóico, ou seja tinha-se um olhar mais a longo prazo.