segunda-feira, maio 19, 2008

Crise Alimentar



Enquanto anda por ai muita gente a encher o bandulho gostariamos de ter o eco da crise alimentar, nomeadamente do facto de a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) apontar para uma subida de 43% no preço do milho, entre outros, em Maputo no ultimo ano.

Até que ponto isso se ressente no preço daquele agora tipico prato de Maputo que tem como ingredientes um pacote inteiro de massa, duas latas de atum (ou sardinha ou em dias de festa carne picada) e dois ovos cozidos cortados às fatias com queijo ralado a aloirar a coisa antes de ir ao forno*?

* dose unitaria

Photobucket

8 Bitaites:

Alexandre Areias mandou o bitaite...

Afecta bastante! O preço de um pacote de massa é uma exurbitância. Custa à volta dos 45 meticais. Um euro é aproximadamente 38 meticais. Portanto um Kg de espaguete nacional,(vindo de Portugal, Milaneza) custa mais de um euro. Mas a crise alimentar destes gajos é fachada. Tem muita terra por cultivar. Mesmo muita. Portanto se os países ocidentais do 1º mundo querem ajudar, é enviar-lhes uns sachos. Este pessoal precisa é de sacho!

Alexandre Areias mandou o bitaite...

Aproveitando que estou a dar um teste... e estou com algum tempo "morto" vou aproveitar para me manifestar sobre a política nacional. Mais concretamente sobre o próximo líder do PSD.

MFL - Seria uma desgraça para o país. Toda a gente conhece o estilo da senhora. Seria mais contenção da despesa, obecessão pelo controlo do défice, mais impostos... Teriamos um país muito deprimido, certamente.

PSL - O país já o conhece! Não tem credibilidade.

PPC - As ideias de PPC e PSL convergem no essencial. No entanto este candidato é uma ruptura com o passado recente do PSD. Tem angariado bastantes apoios. Li a entrevista dele no expresso. Ao contrário de Menezes que pretendia privatizar o estado em 6 meses este pretende faze-lo em 10 anos. Portanto com PPC empresas como a PT, EDP, GALP, CGD, CP, etc... vai passar para as mãos de privados.
Será uma boa escolha? Não sei.

Relativamente ao modo de eleição do líder, as directas não tem qualquer graça. Adorava aqueles congressos do PSD em que eles se gladiavam em plena arena. Quase tão bom como as paradas militares da ex URSS.

Alexandre Areias mandou o bitaite...

Mas relativamente à massa...
Descobri um restaurante italiano que faz um macarrão com queijo divinal. Apenas 160 MTN. Adoro comida italiana. Há dias comprei uma forma large para pizza e um rolo da massa para poder estica-la bem. Ando a fazer umas pizzas deliciosas, sem sardinha. Há dois dias fui dar aulas há noite para a faculdade depois de ter enfardado uma pizza\{uma fatia}. Estava completamente empantorrado. Foi complicado. A massa de pão utilizada para fazer a base foi barata. 500G custou a módica quantia de 16 meticais. Queijo Mozarella 120 gramas - 68 meticais.
1kg de tomate - 30 mtn. Uma chouriça - 80 meticais. Só utilizei meia.
Barriguinha cheia, velho feliz.

Anónimo mandou o bitaite...

"macarrão com queijo divinal"

mas que raio de prato italiano é esse?

macarrao com queijo assim directo? sem mais nada? Sera que podes especificar a receita?

Quanto à "mozzarella" esta, ou estava, proibida a sua importacao para alguns paises da UE por infectacao do leite da.......bufala de campana!!!

como a mozzarella é um produto muito dificil de conservar, essa mozzarella deve ser uma derivacao feita com o leite dos bufalos femeas do Kruger.

Alexandre Areias mandou o bitaite...

Tenho algo a rectificar! A sardinha era um ingrediente para a pizza e não para a massa. Mais... Não confundas sardinha com mão na pinha.

Alexandre Areias mandou o bitaite...

Tenho algo a rectificar! A sardinha era um ingrediente para a pizza e não para a massa. Mais... Não confundas sardinha com mão na pinha.

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...

A sardinha enlatada em oleo vegetal Graças a Nosso Senhor ainda nos deliciou em muitos menus de variadissimas refeiçoes. BEM FIXE!!!

Uma das coisas que mais saudades tenho foi aquele tempo de engorda das "Varandas Quinta da Lomba" num périplo desde a sardinha enlatada passando pelos fondue pelas raclettes às pizzas de massa alta e fofa "à la vieux", as mais ricas em substancia do mercado.

"Não confundas sardinha com mão na pinha"

e tu

"nao confundas estrada da beira com beira da estrada"