sábado, abril 12, 2008

LUSALMA - O Casamento

Nesta edição do LUSALMA vamos falar de um tema hiper actual.

O CASAMENTO, entre a ciência neurológica e a ciência económica, nome de família: NEUROECONOMIA (pressinto arrepio frio na coluna vertebral do alemão, por varias razões…uma delas…esse shampoo, está a resultar? É que também ando por aqui a desesperar).

http://neconomia.blogspot.com/

http://neuroeconomia.blog.com/

http://www.tandf.co.uk/journals/titles/00207454.html
http://www.neuro-economics.org/

Este casamento faz-se precisamente entre os economistas - que constataram que os investidores, consumidores etc etc não tomam as suas decisões baseados apenas nas suas tradicionais formulas – e os neurologistas – que se aperceberam (lusocidade derivada!!!) que certos modelos vindos das experiências da economia comportamental podem servir à analise das conexões neuronais (directamente da analise de imagens cerebrais por ressonância magnética (IRM)).

Bem, o importante a reter é que a neuroeconomia demonstrou já cientificamente que a emoção tem também um papel importante a par da racionalização (mais um arrepio frio) na tomada de decisão.

Os publicitários correm agora à identificação dos centros neuronais de onde advém a decisão de compra…explosivo!!!
Teem ideia da revolução que isto constituiria? Uma maior e ainda mais brutal marionetização da nossa pobre sociedade.


(mais um arrepio frio)

Bem, isto levou a uma polvorosa correria, uma autêntica procura a uma autêntica galinha de ovos de ouro.

As conferências, seminários, palestras, publicações de artigos científicos, constituição de grupos de estudo, laboratórios etc etc multiplicam-se pelo mundo inteiro. Julgo até que há pouco tempo houve uma importante conferência mundial que decorreu em Lisboa.

A pergunta, de resposta na minha opinião um pouco assustadora, é agora saber se a ciência neste campo vai conseguir passar da teoria a uma efectiva prática.


(mais um arrepio frio, espero que noutras espécies)

O objectivo deste parágrafo é o de percorrer a tua rede neuronal para te relembrar que estas a ler mais uma edição do fantástico LUSALMA onde a lusocidade impera.

>>>>>LUSOCIDADE EXPLICITA<<<<<<<<<

Qual é a nacionalidade da personagem que é tido pela comunidade cientifica como o PAI de toda esta agitação?

Resposta: (video de visualização obrigatória, em posicão hirta)



Qual é o seu nome?

Resposta:

ANTÓNIO DAMÁSIO – Descendente de Viriato a brilhar por ora no Iowa.




Qual a sua principal obra responsável?

Resposta:

Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano



É de facto com o seu estudo sobre essas tais decisões cerebrais entre as vitimas de lesões cerebrais que tem inicio em 1994 toda a restante teoria agora tão severamente atacada.

O nosso Cérebro sobre o Cérebro já nos deu um Nobel e desconfio que nos vai trazer outro com estes recentes desenvolvimentos.



Aviso aos nobres timoneiros:
É um escandálo este nosso blog pela sua natureza não ter nenhum link para blog’s de ciência, que poderiam perfeitamente tomar o lugar de meia dúzia deles que cessaram a sua actividade e que negligentemente continuam como sugestões no “navegar é preciso”.

Para sugestões consultar o Alemão ou uma pesquisa por aqui http://caminhosdoconhecimento.wordpress.com/ ou por aqui http://ccientifica.blogspot.com/ ou
http://divulgarciencia.com/
pode ajudar.

4 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

- O blog neuroeconomia já tinha sido linkado noutro post:
http://ex-ku-malha.blogspot.com/2007/06/matemtica-politica-ou-vida-um-jogo.html. Há quase um ano... O ex-ku-malha sempre na vanguarda....

-não é verdade que não seja linkado nenhum blog de ciencia... Temos o link para o "de rerum natura" q é o mais activo (qualquer pessoa que, como eu, vá frequentemente ao "divulgar ciencia" pode aperceber-se disso)mais lido e, na minha opinião, melhor blog de ciencia q existe por cá...aliás o blog só foi incluido por indicação de um anónimo numa altura em que os blogers pediram, a todos, sugestões de links

- Também não é verdade que foi a neuroeconomia que "demonstrou" (cuidado com esta palavra em ciencia não matemática) que a emoção frequentemente subalterniza a razão... Essa é a tese principal do "Erro de Descartes" (aliás o erro cartesiano era precisamente postular o contrário) e na altura em que foi publicado, o conceito de neuroeconomia era pelo menos esotérico; nem toda a Neurociencia é neuroeconomia (embora resultados das neurociencias possam depois vir a ser aproveitados na neuroeconomia)

-essa tese de que a obra do Damasio com maior influencia nessa demanda pela localização dos" centros neuronais de onde advem as decisões de compra" é o Erro de Descartes é discutivel, provavelmento o " Ao encontro de Espinosa" que explica a origem dos sentimentos e emoções e a forma como eles podem ser alterados deverá ter mais afinidades com o campo de trabalho dos publicitarios...

- Talvez tenhamos um ex-ku-malho a trabalhar neste campo, haja tempo e destreza no matlab, apesar da sua ideia ter entranto já sido implementada com exito:

http://www.cienciapt.info/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=39696&Itemid=264

havia muito mais para discutir,
Anyway o progresso definitivo das neurociencias significa uma coisa: o fim da filosofia(parte importante dela pelo menos)... Daqui a 300 anos as pessoas vão establecer entre a filosofia e as neurociencias a ligação que normalmente establecemos entre alquimia e a quimica

há quem discorde:

http://5dias.net/2008/03/06/imagens-mentais/#comments

Tóchã mandou o bitaite...

“não é verdade que não seja linkado nenhum blog de ciencia... Temos o link para o "de rerum natura"”

Mandei o bitaite porque pelo menos eu criei o habito assíduo de leitura de blogs pelas sugestões aqui do navegar é preciso.
Infelizmente nunca identifiquei o rerum como um blog de ciência, pensei que era uma coisa mais light, e exclui-o dos meus favoritos e nunca mais voltei. Neglicencia

“Também não é verdade que foi a neuroeconomia que "demonstrou" (cuidado com esta palavra em ciencia não matemática) que a emoção frequentemente subalterniza a razão”

Obviamente aqui à erro, deve ler-se neurociencia pois também só assim faz sentido o luso tributo.

“essa tese de que a obra do Damasio com maior influencia nessa demanda pela localização dos" centros neuronais de onde advem as decisões de compra" é o Erro de Descartes é discutivel, provavelmento o " Ao encontro de Espinosa" que explica a origem dos sentimentos e emoções e a forma como eles podem ser alterados deverá ter mais afinidades com o campo de trabalho dos publicitarios...”

Pois não sei, também não sei muito do assunto, por isso me preocupei em deixar link’s. A atribuição do feito a esse livro foi feita por leitura de uma edição impressa do “Le Monde” que referia um artigozeco do http://www.neuro-economics.org/ que depois fui consultar.

parreirex mandou o bitaite...

"Julgo até que há pouco tempo houve uma importante conferência mundial que decorreu em Lisboa."

acho que foi no porto.

em relação ao nosso nobel do cerebro, aquilo parece que não correu muito bem, e ainda há pouco tempo andavam familiares de lobotomizados a pedir que o nobel do egas fosse retirado...

Tóchã mandou o bitaite...

sim, cada vez que penso nisso fico horrorizado lembrando-me tb do voando por cima de um ninho de cucos.

Mas agora ha novas tecnicas para tirar a vontade pessoal. Conheço uma pessoa que com uma injeccao diaria a sua actividade é olhar permanentemente para o tecto estando na posse de todas as suas capacidades fisicas. Se calhar até na altura as havia, nao sei.

E por essa ordem de ideiasos o Adolf ao pé do Albert era um menino!!!!