sexta-feira, setembro 22, 2006

Um erro crato

O Diario de Noticias de hoje dedicou duas páginas ao novo livro organizado por Nuno Crato «Desastre no ensino da Matemática : como recuperar o tempo perdido».
O Livro, disponível em Outubro, contém, aparentemente, entre outras coisas, mais um conjunto de criticas ao trabalho dos professores da disciplina. Se algumas serão inteiramente justificadas outras ,pelo contrário, parecem mimetizar o aspecto de uma fraude estatística.

Mas o melhor surge na entrevista ao professor universitário que acompanha o artigo :
« Que valor acrescentado deu o professor? Pegou numa turma com 50% e passou a ter 60% .É muito bom .Melhor que pegar numa turma com 90% de positivas e passar a ter 91%»

Passar de 90 para 91%????????

Em Portugal a generalidade das Turmas tem entre 20 e 32 alunos; no primeiro caso se o professor aumentar uma positiva isso representa um aumento de 5% , o segundo caso representa um aumento de pouco mais de 3% ….Só num contexto delirante de turmas com perto de uma centena de alunos a hipótese do premiado divulgador ganharia algum sentido.


Dificilmente a criatividade de Nuno Crato conseguiria um argumento mais peremptório que desse sustento à tese «os professores de Matemática não percebem nada…».

6 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

se o assunto disser apenas respeito ao ensino basico e secundário trata-se, de facto, de um erro crasso. Porém, no ensino superior é uma situação possível.

Anónimo mandou o bitaite...

O assunto era, evidentemente, o ensino básico e secundário.É sobre os resultados nestes graus que o livro se debruça; até porque no ensino superior o professor decide quantas positivas quer dar,a despeito dos conhecimentos dos seus alunos, já que as notas não vão ser escrutinadas em exame nacional

Anónimo mandou o bitaite...

Os professores do secundário dão também as notas que querem. As notas vão ser escrutinadas em exames nacionais?
E o que é que os porfessores têm a ver com isso? São avaliados ou julgados pelas notas dos seus pupilos nas provas nacionais? A coerencia das notas que eles dão com as do nacional é vista por alguém?

AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES JJJJÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!

ora aí está um ponto,entre muitos, em que se pode e deve avaliar essa classe que não tem de fazer rigorosamente nada para subir dentro das suas carreiras!!!!

É um galgar de escalões pelo simples facto de estar vivo, mesmo que em estados miseráveis a saber pelos multiplos atestados médicos que arranjam....gravidez de risco. stress pos traumatico, filho com pes chatos etc etc.....

Anónimo mandou o bitaite...

descansa, vitória, que já lhes estou a tratar da saúde.

Anónimo mandou o bitaite...

sim...ele deve tratar-nos da saude...é um direito que nos assiste...

Anónimo mandou o bitaite...

Por favor Rony , perdoa-me (chuif, chuif) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!