terça-feira, abril 23, 2013

Benfica campeao ilegitimo - a prova matematica






Como ja tinha dito anteriormente neste sitio, apesar de ter visto poucos jogos do Benfica esta época o Maxi Pereira deveria ter sido expulso (por exemplo, Benfica-Porto e Sporting-Benfica).

Desta vez nao vi o jogo Benfica-Sporting mas pelo resumo ele deveria ter sido expulso pelo menos duas vezes. Nao é UMA vez, sao DUAS !!! DUAS !!! Ora, tal coisa eu nunca vi nem nos tempos aureos da fruta de Pinto da Costa. Porque apenas vi o resumo, admito que eventualmente ele  tenha merecido ser expulso uma terceira ou quarta vez la pelo meio daqueles dois penalties escandalosos.


Ora, se eu vi x% dos jogos do Benfica (pouco importa a %, ainda por cima estou a falar dos jogos mais importantes da época com um peso enorme portanto bota factor multiplicativo nisso) e o Maxi deveria ter sido expulso em todos eles podemos concluir que o Maxi deveria ter sido expulso em TODOS os jogos em que entrou.

Como nao ha campeoes a jogar com 10 toda a segunda parte (em todos os jogos que vi o Maxi deveria ter sido expulso na primeira parte, por exemplo nos jogos com o Sporting bem antes dos 25 minutos em ambos os jogos) podemos concluir que o BENFICA é CAMPEAO ILEGITIMO !!!!!!

Fica aqui provado matematicamente que as DECISOES DOS ARBITROS tiveram mito mais influencia no TITULO que o ATAQUE ESPETACULAR do Benfica.  

Nao ficando restia de duvidas sobre este ponto, o unico fenomeno que a matematica nao conseque explicar é:

porque é que os arbitros portegem este tipo que é feio, porco, uruguaio, estrangeiro, caceteiro, mercenario, cheira mal e tem cara de emplastro?

13 Bitaites:

parreirex mandou o bitaite...

não querendo duvidar da argumentação matemática, tenho só algumas dúvidas em relação aos dados usados:
- como posso garantir que não há campeões a jogar com 10 toda a segunda parte?
- sendo o jogador em causa expulso em todos os jogos onde joga, apenas poderia jogar (no máximo) metade dos jogos. poderemos garantir que não há campeões a jogar com 10 toda a segunda parte de menos de metade dos jogos?

mas sabes qual a maior ironia no meio disto tudo:
Sporting a torcer pelo Benfica

abraço.

Tóchã mandou o bitaite...

Caro Parreira. Nao estarias por acaso à espera que eu viesse para aqui teorematizar sem submeter os meus modelos à critica da comunidade. Nesta perspectiva, terei todo o prazer em tirar as duvidas em relaçao aos dados usados. Na realidade, penso que as tuas duvidas sao mais relacionadas com o modelo do que os dados. Vamos discutir ponto por ponto:

1-

"- como posso garantir que não há campeões a jogar com 10 toda a segunda parte?"

Porque é que achas que em tantos anos de futebol nunca viste ninguem entrar em campo (por opçao) com 10, 9 ou 8 jogadores (7 ja vai contra as regras da FIFA) ou chegar ao intervalo e tirar 1,2 ou 3 gajos sem os subsituir ???

Para que nao percas muito do teu precioso tempo a meditar (ou desenvolver teorias) sobre este assunto so tens de racicionar da seguinte forma:

Se ate gajos como o Octavio Machado deram por adquirido que entrando com 10 diminuem brutalmente^2 as hipoteses (probabilidade) de ganhar, o melhor é eu aceitar esse facto também



2-
"- sendo o jogador em causa expulso em todos os jogos onde joga, apenas poderia jogar (no máximo) metade dos jogos. poderemos garantir que não há campeões a jogar com 10 toda a segunda parte de menos de metade dos jogos?"

Este é um erro de interpretaçao do problema. Vamos a um exemplo pratico noutro "campo".
O que tu estas a dizer é que deviamos tirar a figura de SERIAL KILLER do nosso sistema judicial.

Ja estou a imaginar um advogado que também interpreta mal o problema:
"Oòòhh Sr. Juiz, aqui o Jack the Ripper so deve ser julgado pela primeira prostituta degolada. Todas as 435 seguintes nao teriam sido estripadas se ele tivesse sido preso pelo primeiro crime."

Nos dois casos do JACK THE RIPPER (o Londrino e o da Luz) estamos a julgalos pelos estagos que ja foram feitos e nao podem agora ser remediados.

Espero ter conseguido responder as tuas duvidas.

parreirex mandou o bitaite...

1 - trata-se, portanto, de um axioma, que é dado por verdadeiro no mundo do futebol. desconhecia.

2 - sinceramente, não percebi a analogia.

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Obviamente a tua teoria é meio ridícula e tu sabes disso. Mas ainda assim, como tu mesmo disseste, não tens visto os jogos do benfica, logo a tua extrapolação torna-se desde logo falsa. E mesmo que o Maxi tivesse sido expulso contra o Porto, o resultado estava 2-2 e faltavam 10 min para o jogo acabar. Nada me diz que o Porto conseguiria marcar mais um golo nesse espaço de tempo e não era a 2a parte inteira, como dizes.
Quanto ao jogo do sporting, se concordo q o Maxi fez penalti na 2a parte, já não concordo tanto em relação ao outro, sobre o Capel e portanto, também aqui neste jogo estava já 2-0 e faltavam 14min ou assim uma coisa para acabar o jogo. Ora aqui, mais uma vez não seria a 2a parte inteira com 10 e depois, o holandês teria de fazer uma coisa que normalmente não faz: conseguir converter o penalti! Isto para fazer o 2-1, o que, caso entrasse, não quer dizer que voltassem a marcar e empatassem a partida.
Por outro lado, vários foram os jogos sem o mínimo se polémica em que demos 3 e 4 golos, por isso parece-me que o tal ataque (verdadeiramente) espectacular têm contribuído muito mais do q os árbitros.

Para finalizar, lembro apenas como perdemos o campeonato passado:
- Guimarães: arbitragem muito manhosa, foras de jogo mal assinalados, penaltis não assinalados, etc...
- Coimbra: num penalti sobre o Aimar, conseguiram marcar falta ao próprio Aimar!...
- Luz contra porto: 3o golo marcado em fora de jogo absolutamente escandaloso, passando o porto a ficar com mais pontos do que o benfica

E ainda na época passada, perdemos em Alvalade por 1-0 e ficaram exactamente 2 penaltis por assinalar, um sobre o gaitan e outro sobre o Luísao... Não me lembro de te ter visto muito irado nessa altura...

Portanto esfria lá a cabeça, porque se poderemos ter sido algo beneficiados neste jogo, até já fomos prejudicados noutros, mesmo ganhando, e somos DE LONGE a equipa que melhor futebol jogou está época

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Acho ainda fantástico como ninguém fala de como é q um gajo do moreirense sai com um osso da face PARTIDO devido a uma "festinha" do james e o mesmo não é expulso por agressão... http://www.noticiasaominuto.com/desporto/64756/jogador-do-moreirense-sofre-fractura-na-cara-em-jogo-com-porto#.UXbcdqNrTJs

Desdich mandou o bitaite...

« Obviamente a tua teoria é meio ridícula e tu sabes disso»

Errado Manel, O Tochã mostrou estar dentro do estado de arte da Estatística. Efetivamente, foi apresentado no último congresso da American Statistical Association uma demonstração teórica do resultado: seja X «expulsões de um sujeito feio, porco, uruguaio, estrangeiro, caceteiro, mercenario, cheira mal e tem cara de emplastro» então, para n>1, a média amostral é igual à esperança da varíavel aleatória...

Desdich mandou o bitaite...

«Quanto ao jogo do sporting, se concordo q o Maxi fez penalti na 2a parte, já não concordo tanto em relação ao outro, sobre o Capel e portanto, também aqui neste jogo estava já 2-0 e faltavam»

Eu até acho que o Benfas tem muito melhor equipa, tenho consciência que o sporting tb foi beneficiado uma vez ou outra e n gosto de falar de arbitragens; agora não reconhecer que o lance entre RVW e o Garay foi penalty parece-me alucinante... O Garay fez-se ao lance? Sim; Acertou na bola? Não; Acertou no jogador? Sim...QED!!

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Pois, mas não foi a esse lance a que me referi. O Tochã referiu duas expulsões perdoadas ao Maxi e portanto eu falei nas duas situações onde ele está implicado. Na primeira parte com o Capel e na 2a com um miúdo q não sei agora o nome (André Martins?).
E reconheço a 2a como sendo penalti não assinalado, mas a 1a não.

Em relação a esse outro do garay, é a tal 2a grande penalidade que eu aceito que tenha ficado por marcar, mas que não me parece um escândalo que não tenha sido marcada... É daquelas que podem criar dúvidas aos árbitros até porque o gajo remata...


Em relação a teoria do Tochã, ou bem que falamos de estatística e probabilidades ou em extrapolações em relação a factos e neste caso são factos. Ou seja, os jogos aconteceram e a afirmação de que o maxi deveria ter sido expulso em todos eles é ridícula... O que, sendo a base da teoria, a torna também ridícula, a meu ver.

Desdich mandou o bitaite...

Eu percebi que não era esse o lance, mas caso tivesse sido marcado o resultado por altura do penalty que atribuis ao maxi poderia (muito provavelmente) não ser o 2-0... Outra coisa, o RVW já não marca os penaltis!

Tóchã mandou o bitaite...

"trata-se, portanto, de um axioma, que é dado por verdadeiro no mundo do futebol. desconhecia."

Se quiseres, no teu proximo jogo de bilhar deixa o teu adversario começar o jogo so com a bola preta para meter ou convence um gato a nascer apenas com uma so vida pagar gastar

Obviamente, esse axioma nao se aplica apenas ao mundo do futebol

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...

" Quanto ao jogo do sporting, se concordo q o Maxi fez penalti na 2a parte, já não concordo tanto em relação ao outro, sobre o Capel"

AHAHAHAHAHAHHAHA.. se te consideras um gajo razoavel, convence te que es o unico gajo razoavel deste planeta (benfiquistas inclusivé) que tem a mes opiniao do que o Capela neste lance.

Ridiculo é vir aqui escrever e nao começar por dizer:

"Este foi a maior sequencia de lances roubados dos ultimos vinte anos. Nos queiwamos nos do pinto da Costa mas desta vez fizemos muito melhor do que ele ja tinha conseguido num unico jogo"

Para quem anda ai a queixar-se da fruta do FCP e indignado com as linhas amarelas de fora de jogo da Sport TV nao considerar este jogo o maior roubo de igreja dos ultimos vinte anos é

RIDICULO !!! (acredita que é bem mais ridiculo do que a minha teoria)

Tóchã mandou o bitaite...

Manel

Relembro te que ha uns tempos ambos concordamos que, em termos globais, o FCP tem sido muito mais beneficiado do que os demias.


Depois tu discordavas de mim que o Benfica é muito mais beneficiado do que os demais e dizias que Sporting e Benfica estavam ao mesmo nivel


Espero que a minha teoria e este jogo do Capela tenha feito Luz sobre a tua opinioa nao meia ridicula mas sim ultra-ridicula