terça-feira, fevereiro 22, 2011

Marcas nacionais de sucesso em tempo de crise ...

A proposito da crise financeira, e nao so...

Alguem é capaz de citar uma marca portuguesa que tenha colocado no mercado mais produtos portuguses reconhecidos mundialmente que a marca:



Podemos afirmar que o SCP é a MARCA/INDUSTRIA portuguesa mais prestigiada mundialmente (ainda que oculta para a maior parte das pessoas) ?

7 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...

nao sei se ja tivemos esta conversa aqui neste pasquim

Anónimo mandou o bitaite...

marca que dá muito dinheiro!!

Tóchã mandou o bitaite...

nao é rentavel, mas nao é isso que esta aqui em questao. Relativamente à questao, tomo o teu silencio por um "nao" quanto à questao de me dares exemplo de uma marca portuguesa que coloque no mercado produtos de prestigio

Anónimo mandou o bitaite...

mas quais produtos de prestígio colocou?
Cristiano...não foi só o teu sporting...o MU teve tb influência...

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Posso aceitar que o Sporting será a equipa portuguesa que mais jogadores tem "feito nascer", mas acho que exageras um bocado ao dizer "marca portuguesa que tenha colocado no mercado mais produtos portugueses reconhecidos mundialmente"... até porque, como bem dizes, "oculta da maior parte das pessoas". Ora esta parte vem ao encontro do que disse o anónimo aqui de cima... o Sporting tem formado bons jogadores, mas que, invariavelmente, "explodem" no estrangeiro (porque vêem neles potencial para isso, mas nem sempre corre bem e ganham o tal prestígio).
Tem mérito e responsabilidade na coisa, é certo, mas não é sozinho que o faz, pois os outros clubes também os potenciam (ou não, consoante os casos).

Depois, exemplos de marcas com produtos portugueses mundialmente conhecidos tens:
- Vinho do Porto (várias marcas... e até mais tipos de vinho);
- Rolhas e outros produtos de cortiça;
- Tapetes (e afins) de Arraiolos;
- Rendas e bordados de Viana;

Portanto, não refiro nenhuma marca específica, mas um conjunto de produtos, é certo, mas com certeza dentro de cada um destes grupos, haverá uma ou duas marcas que se destacam mais no estrangeiro, e que com certeza exportam mais "produtos" que o Sporting e todos eles são produtos de prestígio.

Assim, a minha resposta ao primeiro desafio, está dada (correcta ou não, diz-me tu o que pensas)

Quanto à pergunta, a minha resposta é: Não.
Da mesma maneira que uma empresa poderá comprar uma matéria prima excelente a um óptimo produtor e depois fazer um produto ainda melhor com ela, também pode acontecer o contrário e o produto final não saír grande cena. Em qualquer um dos casos ninguém vai prestigiar o produtor da matéria prima (embora possam dar-lhe também mérito) mais do que a empresa que apresenta o produto final.
Continuando a analogia, por exemplo:
- o MU pegou no Ronaldo como matéria prima do Sporting e trabalhou-o, ficando ele melhor.
- o Newcastle (e o Valência) pegaram no Hugo Viana... mas nem por isso saiu dali um fenómeno por aí além.

Continuando o raciocínio, da transformação, basta pensar quantos serão os fãs do Ronaldo (sem contar com aquele género de fã incondicional que sabe até onde é que o gajo corta as unhas dos pés, ou o pessoal Tuga e Espanhol) que saberão que ele "nasceu" no sporting? Ora prestígio implica reconhecimento, o que nem sempre se aplicará aos tais jogadores exportados pelo sporting, tal como afirmas e bem.

Bom, acho que me excedi um bocado neste testamento... mas as coisas foram-me surgindo :)

Anónimo mandou o bitaite...

«Continuando o raciocínio, da transformação, basta pensar quantos serão os fãs do Ronaldo (sem contar com aquele género de fã incondicional que sabe até onde é que o gajo corta as unhas dos pés, ou o pessoal Tuga e Espanhol) que saberão que ele "nasceu" no sporting?»

mmmmm olha que não é bem assim Manel, a academia do sporting tem efectivamente um prestigio que ultrapassará a península. Brevemente o sporting vai observar um miúdo após um video que o pai mandou da Suécia!!! (ok, acredito que tenham tentado o Barça, Ajax e outros tais antes, mas ainda assim...)

Já que se fala na Academia: aqui sim, eu já vejo uma situação Paradoxal: há muito que não sai de lá um gajo de jeito (o Salomão veio do Massamá) e no entanto também vai longe o tempo em que tivemos uma serie tão impressionante de resultados nas camadas jovens (tricampeão de juniores).
Imagino que a explicação seja: como não há craques, as estrelas da equipa não sobem aos seniores e contribuem para as vitórias…

Já agora, sabiam que, somando todas as categorias jovens, o Porto é o clube com mais títulos de formação…estranho!

Anónimo mandou o bitaite...

A sério? E essa marca está cotada em bolsa?
No meio desta crise é sempre bom saber de uma "prestigiada" empresa para investir algum!!!