sábado, fevereiro 07, 2009

aloha from hell...

pretendia fazer uma grande homenagem ao lux interior (aka erick lee purkhiser, 21.10.1946 - 04.02.2009) co-fundador, com a sua companheira poison ivy (aka kristy wallace aka poison ivy rorschach), de uma das minhas bandas favoritas desde que comecei a seleccionar a música que ouço e enquanto gostar de ouvir música, the cramps.
como continuo com pouco tempo e não quero deixar de fazer a referência à viagem deste senhor para um qualquer outro mundo, como ele tantas vezes descreveu nas suas músicas e nas que adoptou como dele... fica para depois algo mais elaborado com citações, links e tudo o que o senhor merece.

como as personagens lux interior e poison ivy se confundem com a banda the cramps*, aqui ficam alguns tópicos de porque são os cramps uma das melhores bandas do mundo, para mim**.

os cramps juntam, numa só banda, quase todos os géneros musicais que eu mais gosto de ouvir (rock'n'roll, blues, garage, punk, rockabilly,...), criando o género psychobilly*** que é um cocktail de rockabilly, punk, filmes série-b, entre outras coisas.
no entanto, e apesar de poder parecer contraditório, não defino os cramps como psychobilly, incluo este género na lista anterior. (acho muito complicado catalogar bandas até porque alguns destes "estilos" estão demasiado interligados.)
com tudo isto e juntado, ainda, um pouquinho de surrealismo e cultura pop, os cramps criaram um universo muito particular habitado por monstros, criaturas estranhas, acontecimentos surreais, irreais e bizarros com algumas insinuações de carácter sexual.
são os mestres das versões e deram notoriedade a bandas que ninguém conhecia... cada álbum tem tantas ou mais versões do que originais. existem uns álbuns fantásticos, "the songs the cramps taught us", cujo nome é baseado no álbum dos cramps, "the songs the lord taught us", que tém os originais de muitas das versões interpretadas por eles.
(não sei quantas pessoas conheceriam, por exemplo, the trashmen, o hasil adkins, o charlie feathers, o link wray, se não fossem os cramps... agora existe o tarantino que usa umas pérolas musicais pouco conhecidas nos seus filmes que ajuda nesta divulgação).
por outro lado, por influência dos cramps, apareceram imensas bandas também muito interessantes e que muito me agradam.

aqui estão alguns vídeos.
devo referir que alguns dos seus vídeos foram censurados... mesmo agora, com a pseudo-protecção audiovisual, o youtube não me deixou ver 1 ou 2 vídeos (porque não estou inscrita como maior de 18 anos). quem puder e quiser ver, aconselho, principalmente pela música.


the cramps - like a bad girl should


the cramps - the creature from the black leather lagoon


the cramps - ultra twist

the cramps - garbage man

the cramps - bikini girls with machine guns


the cramps - i was a teenage werewolf (em concerto)

the cramps - human fly (em concerto)

the cramps - tear it up (em concerto), original do johnny burnette & the rock and roll trio
(esta música é brutal para terminar concertos. lembro-me de um dos concertos dos tédio boys na galeria almedina terminar com esta música a "partir tudo"... lindo!)

the cramps - people ain't no good/entrevista/you got good taste (em concerto)

the cramps - the way i walk (concerto no napa state hospital, 1978), original do jack scott
tocar e cantar este the way i walk ou a human fly para pacientes de uma instituição psiquiátrica dá uma nova perspectiva a estas músicas...
este é um concerto mítico que eu tenho em dvd (muito obrigada desdich) caso queiram ver numa próxima celebração. também está no youtube em 3 partes: , e .


aloha from hell do álbum date with elvis

gonna take a week off

gonna go to hell
send ya a postcard
hey i'm doin' swell!
wish you were here
aloha from hell

i'll be dancin' thru the flames
like a devil in disguise
you can hear me sing
but not by satellite
you can hear me sing
aloha from hell

gonna get a lei
ring o'fire round my neck
big ol' she-devil kiss
aw hell!
w
hat the heck?
i'm packin' my duds
aloha from hell

i'll be glad to get away
up here everything's so swell
you know some like it hot and down there it's hot as hell
don't forget to write
aloha from hell

imagino a festa que anda por aqueles lados nesta altura...



* vi em qualquer lado que a poison ivy tem um projecto a solo mas ainda só ouvi uma versão do peter gunn num álbum tributo ao henry mancini. apenas isso não conta como projecto... é outra coisa que depois devo que procurar.

** podem ler a história do par mais excêntrico do rock'n'roll no allmusic, na wikipedia e, por estes dias, imagino que em imensos blogs e publicações na internet.

*** este afirmação não é consensual até porque os meteors reclamam para si esta criação mas, na minha opinião, os cramps conceberam o género com as influências e a temática e os meteors estilizaram-no. o psychobilly reconhece-se auditivamente pelo ritmo do contrabaixo (ou do baixo), coisa que os cramps não tém mas os meteors sim.
(ficavam mesmo bem aqui uns links mas ficam para depois tal como esta discussão)

0 Bitaites: