terça-feira, fevereiro 17, 2009

3 Erdinguers

A quem apresentar um exemplo real e espontâneo, disto:

«ctuar tendo em conta o papel da ciência, reconhecendo as suas
potencialidades e limitações, nos debates públicos e face aos diferentes
jogos de poder, criando evidência para essa actuação baseada em
modelos matemáticos.»

in referencial EFA 12º

(não valem cenas muito rebuscadas,o contexto é: adultos que não concluiram o 12º)

42 Bitaites:

Tânia Braga mandou o bitaite...

eu pago mais 3 a quem apresentar o exemplo.

Anónimo mandou o bitaite...

Armando Vara

Tóchã mandou o bitaite...

nao sei se topei bem a cena...mas segundo a entendi permitam-me dizer que notei aqui alguma empiriquice dos Srs Doutores...exagerando, nao quanto à quantidade, o que nao faltam para ai (na realidade mundial) sao premios nobel sem licenciatura, honoris causa sem 12, poetas (chamem-lhe populares) com a quarta classe, pastores musicos etc etc etc...

facil, facil seria aranjar exemplos de licenciados, e supeiores, sem:


«ctuar tendo em conta o papel da ciência, reconhecendo as suas
potencialidades e limitações, nos debates públicos e face aos diferentes
jogos de poder, criando evidência para essa actuação baseada em
modelos matemáticos.»
E dificil isto:

http://ipsilon.publico.pt/livros/texto.aspx?id=223400

parreirex mandou o bitaite...

não sei se percebi bem:

é suposto que o formador deva

"actuar tendo em conta o papel da ciência, reconhecendo as suas
potencialidades e limitações, nos debates públicos e face aos diferentes jogos de poder, criando evidência para essa actuação baseada em modelos matemáticos" ?

o exemplo que se pede é de uma acção do género?

parreirex mandou o bitaite...

ou...

é suposto que o formando deva ....

?

Tânia Braga mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...

la està, interpretei mal, ainda bem que fiz a salvaguarda....nao faço ideia de que tipo de formaçao se trata mas parece-me obvio que se trata de uma obrigaçao, pelo menos o esforço, e so assim sera possivel no futuro ninguem ficar espantado com estas lihas.... Obviamente acredito que existam varios (sim, formadores, licenciados ou superiores tambem)

Tóchã mandou o bitaite...

bem..decidam-se...mas para qualquer dos lados o espanto é castrador e derrotista e vai contra qualquer conceito de educaçao

Tóchã mandou o bitaite...

bem..ok....vao ler a tal EFA e transmitam algo.....de credivel e a titulo postumo

Tânia Braga mandou o bitaite...

FORMANDO. eliminei o outro comment para não suscitar confusões.

Tânia Braga mandou o bitaite...

Todo o referencial de competências-chave em http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=300&fileName=rcc.pdf

Tânia Braga mandou o bitaite...

Este também é interessante se pensarmos no público alvo: "Actuar face às transformações e evoluções técnicas dos equipamentos
relacionando-as com a evolução histórica dos princípios
científicos, com especial ênfase nas ciências físicas e químicas,
suportada pela evolução da própria matemática ao nível do cálculo
diferencial."

parreirex mandou o bitaite...

hum...
interessante.

vou dormir sobre o assunto.

Anónimo mandou o bitaite...

Não, não topaste a cena, o que não é de estranhar se pensarmos que nem tentaste. As verdadeira motivações do teu comentário, não tenho duvidas, não deixaram de ser compreendidas...
Para começar os teus exemplos são muito mal escolhidos; uma coisa é a Ciência e outra são as artes. Existem centenas de bons escritores ou pintores autodidactas mas muito poucos matemáticos ou economistas de nível com níveis escolares deficitários (neste processo já trabalhei com 3 adultos com livros publicados um pintor profissional, nc encontrei ng na segunda situação). Aliás, debaixo desse ruído todo foste incapaz de apontar o exemplo pedido. Mesmo pondo a possibilidade de existirem alguns no nosso país, não se justifica que seja desperdiçado tempo e recursos para compor conteúdos especificamente para eles: com a sua capacidade intelectual não terão dificuldade em resolver aquilo que é proposto para os outros. Deixar referências como estas terá como efeito único intimidar a esmagadora maioria, que se queixa, e com razão, do hermetismo do documento (precisamente porque, como apontas, muitos licenciados são incapazes de preencher estes requisitos, qual o sentido de os impor candidatos ao 12º?).

Anónimo mandou o bitaite...

Em segundo lugar como é evidente, a formulação é de uma ambiguidade superlativa; sem grande esforço, se distingue a vontade de tentar meter a martelo diversos ingredientes afastados numa única frase. O resultado foi visivelmente desastroso, a frase tal como está redigida não tem sentido muito definido já que insinua (numa leitura legitima) a importação dos debates públicos e dos jogos de poder no modelo matemático. Repara que eu só perguntei por um contexto onde esta premissa pode ter sentido, já a sua execução, nesse contexto, está para além, por exemplo, das minhas capacidades ( em teoria, devo ser a pessoa do blogue que mais formação tem em modelação matemática).

Tanto é assim que existe outro documento que dá sugestões sobre a forma de operacionalizar este que para este ponto sugere: (a propósito da co-incineração) « Explorar a utilização da ciência pelos poderes em geral, como argumento de validação dos diferentes pontos de vista.», que é uma coisa bem mais digerível que o paragrafo original (aparentemente, os modelos matemáticos poderão ser substituído por uma reflexão pessoal, desde que esta tenha alguma profundidade).

Tóchã mandou o bitaite...

« precisamente porque, como apontas, muitos licenciados são incapazes de preencher estes requisitos, qual o sentido de os impor candidatos ao 12º?). »

Se conseguirmos baixar o nivel desde baixo, la o conseguiremos tambem fazer para os niveis superiores, em cascata.

Esta a mim realmente nao me faz sentido, nem sequer a percebo (suportada pela evolução da própria matemática ao nível do cálculo
 diferencial."), talvez por falta de bases.
"Actuar face às transformações e evoluções técnicas dos equipamentos
relacionando-as com a evolução histórica dos princípios
científicos, com especial ênfase nas ciências físicas e químicas,
suportada pela evolução da própria matemática ao nível do cálculo
 diferencial."

Agora esta:

«ctuar tendo em conta o papel da ciência, reconhecendo as suas
 potencialidades e limitações, nos debates públicos e face aos diferentes
 jogos de poder, criando evidência para essa actuação baseada em 
modelos matemáticos.»

se calhar muitos (provavelmente aqueles que a escreveram) também ficavam embasbacados ao olhar para o teorema de pitagoras, para a formataçao de um disco duro ou para o anticiclone dos Açores.

Desmistificaçao!!! é o que pelos vistos é preciso para a frase acima transcrita e é precisamente ao que ela apela (foi uma vitima dela propria).

Expor como a ciencia « chegou » aos reactores nucleares e o seu funcionamento (e desmistificar esse mosntro letal: por exemplo se calhar bastava citar quantos existem em França e mesmo ao nosso lado em Espanha) para que se comece a discutir o assunto e ate existir um LEVANTAMENTO popular para a PORRADA de barragens que o governo quer fazer nos nossos rios, destruindo-(n)os ainda mais (ainda nao percebi esse esquema) nao tem assim nada de tao extraordinario.

Sinceramente, é um possivel exemplo pratico da interpretaçao que faço da frase.
E isto sim, é subir o nivel, isto nao é abandalhar!!!

Tóchã mandou o bitaite...

A frase penso que a percebi bem, o que pelos vistos nao percebi foi a intençao do post.

Puxadinhos todos somos capazes de evoluir na nossa educaçao, porque nao estabelecer patamares relativamente altos (nao o deixa de ser para o nivel que hoje apresentamos, mas desmistificada (papel da formaçao) e com alguma ginastica podemos la chegar)

Tóchã mandou o bitaite...

Por falar nisso..caguei no preço da gasolina, virem-se para as barragens (penso que isso ainda esta em pé)

Tóchã mandou o bitaite...

cagem*

Tóchã mandou o bitaite...

caguem*

Tóchã mandou o bitaite...

caguem*

Anónimo mandou o bitaite...

Expor como a ciencia « chegou » aos reactores nucleares e o seu funcionamento (e desmistificar esse mosntro letal: por exemplo se calhar bastava citar quantos existem em França e mesmo ao nosso lado em Espanha) para que se comece a discutir o assunto e ate existir um LEVANTAMENTO popular para a PORRADA de barragens que o governo quer fazer nos nossos rios, destruindo-(n)os ainda mais (ainda nao percebi esse esquema) nao tem assim nada de tao extraordinario


LO00000L


E onde entra aqui a modelação matemática??????

Enfim...

Anónimo mandou o bitaite...

Aliás esse teu alegado exemplo podia ser concretizado por qualquer bom aluno do 9º ano

Tóchã mandou o bitaite...

O modelo matematico a ti de o arranjar...NAO SOU EU QUE VOU LA CHUPAR O DINHEIRO

é preciso arregaçar as mangas, trabalhar e nao apenas pegar nos acetatos do ano interior e despeja-los...é preciso ginastica, magia fantasia, paixao, ardor, incentivo...



exactamente..por um aluno do 9° ano, era essa a intenção, o que te queria mostrar... ver que afinal a frase MONSTRO nao é um terror, mas sim uma simpatia...

Tóchã mandou o bitaite...

alem disso se tiveres duvidas em arranjar exemplos do uso da matematica (em modelo ou nao) para o progresso da "humanidade", aconselho-te a falar com o Alemão, por exemplo

Tóchã mandou o bitaite...

alias...ja alguma vez te disse que eras uma porca?

Anónimo mandou o bitaite...

ui ui ui como isso vai...

Não, o modelo matemático cabe ao adulto arranjar...No contexto RVCC parte-se do principio que os adultos têm equivalência ao 12º ano se evidenciarem as competâencias do documento ou apenas afiro se ela são ou não equivalentes (não dou aulas apenas analiso trabalhos)... Por isso adulto cabe ao adulto (sem 12º ano) arranjar o modelo que um estudante de engenharia em Doutoramento no estrangeiro se mostra incapaz de arranjar (até porque na maioria dos casos vai precisar dos progressos em cálculos diferenciais que admites em cima não dominar)...

Anónimo mandou o bitaite...

Qaunto ao do 9º ano, disse só aquilo para mostrar que a tua má interpretação estáva contra os ideais de:« Se conseguirmos baixar o nivel desde baixo, la o conseguiremos tambem fazer para os niveis superiores, em cascata»; evidentemente pelo teu exemplo isso não acontecia, tinhamos, nessa lógica, de dar equivalencia de 12º ano a alunos do 9º

Enfim a tua tese inicial era de que o principio era exigente mas ainda bem; no fim: afinal é simples e não pode ser de outra maneira...


E claro os insultos da praxe e os ataques ad hominem em vez de argumentos

Anónimo mandou o bitaite...

Agora já seivais fingir q n percebeste o que eu escrevi, e utilizar insultos e mais insultos, n vou ler mais nada sobre isto

se alguém der o tal exemplo avisem

Anónimo mandou o bitaite...

bom obviamente isto poderá ser explorado num problema de condominios..........
usado para resolver uma daquelas situações problemáticas inerentes à sua gestão...

Tóchã mandou o bitaite...

sua lambisgoioa...pior do que o gajo no estrangeiro nao arranjar exemplo é o analisador pensar que é impossivel...pensei que bastavam aquelas frases para perceberes que eventualmente (para um exemplo minimal (desmistificado) existem muitos modelos simplistas)).

Ja que tenho que expor tudo:

O gajo espetava um gráfico ( num guardanapo de café..lembro..discussao publica) com o numero de centrais nucleares no eixo horizontal e o numero de vitimas (mortais ou nao) no eixo vertical, espetava-lhe uma regressao polinominal (para mandar cenario e dar um ar de continuidade) e mostrava aos convivas que a porra da "curva" tem um declive maior do que muitas descidas do IP4.

De seguida pegava num modelo hidrologico fluvial cimentava por ali a fora umas barreiras e (depois de uma breve explicacao da sobre a ovulaçao das trutas) demonstrava que coitados deles, a partir dali so iam comer truta de viveiro.

Sei là...a frase é pomposa, mas simples e com imaginaçao e trabalho qualquer gajo pode magicar algo...ninguem està à espera de um modelo modelo.

O meu raciocinio ao contrario ao contrario do que pensas é logico ( mas nao modelavel)

Além de chupares dinheiro tambem chupas pilas.

Tóchã mandou o bitaite...

polinomial*

Tóchã mandou o bitaite...

prontos và!!! Deixemos la isto...so me estava a bater pelas tres Erdinguers!!!

Dei o melhor de mim...mas nao foi possivel...é pena

Agora sim, e em jeito de piada de noite de copos entre a malta:

Também com este juri (promotor), estupido foi pensar que teria hipoteses.

Ainda assim, ainda na hora da derrota sabem o que me consola?

- Em caso contrario, se mudassemos de papel ele tambem nao teria hipoteses.

Fim

Tóchã mandou o bitaite...

Também com este juri (promotor)VIRGULA estupido foi pensar que teria hipoteses.*

Sim virgula, os insultos eram tambem em jeito de noite de copos entre a malta.

Sabes que estes sao gratuitos, mas se calhar exagerei em distribui-los aqui no blog (sao as saudades das tais noites de copos).

Tóchã mandou o bitaite...

Ja viram que pena é se ele nao vem mesmo ler...ficava triste

Tóchã mandou o bitaite...

A BOMBA VEM AI!!!!

Tóchã mandou o bitaite...

cool!!! se escrever curto

Tóchã mandou o bitaite...

isto parece um chat!!!

Tóchã mandou o bitaite...

ainda que em monologo, é fixe!

Tóchã mandou o bitaite...

ninguem quer falar comigo?

parreirex mandou o bitaite...

eu quero,
para tentar bater o record de comentários

Tânia Braga mandou o bitaite...

já nao vinha cá ha algum tempo...parece que não há erdingers para ninguém....