terça-feira, junho 24, 2008

Prova de matemática

Afinal foi fácil, difícil ou assim assim?
APM diz uma coisa, a SPM outra...Senhores professores que me dizem vocês?
Será que a prova foi fácil para as vagas do ensino superior público sejam preenchidas?
Como é afinal?

11 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

desde que dê menos trabalho a corrigir e assim perco menos tempo com essas merdas, e os pais dos meus proprios alunos nao me chateiem a mona enquanto bebo as minhas bujecas nas minhas ferias previligiadas e prolongadas enquanto os creditos se vao amealhando na minha conta "progressao carreira", graças a mim e so a mim que fui à luta pelos campos de batalha de quatro vias em lisboa...tasseeeee

Tóchã mandou o bitaite...

nao fui eu este tipo aqui em cima

Tóchã mandou o bitaite...

é que ja fui confundido...

parreirex mandou o bitaite...

a propósito de testes de matemática, uma colega minha acabou de me contar aquilo a que eu chamo uma pequena genialidade:

num teste de 7º ano pedia-se para provar que a soma de 3 inteiros consecutivos era múltiplo de 3.

perguntou-me a mim, e demonstrei facilmente:
k + (k+1) + (k+2)=
= 3k +3
= 3(k+3)

como eu responderam muitos outros, inclusive professores universitários daqui.

Hang, um miúdo chinês do 7º ano de uma escola de aveiro simplificou:

(k-1)+k+(k+1)=
= 3k.

é muito simples, pode não parecer nada de especial, mas tem algo de genial!!!

parreirex mandou o bitaite...

obviamente, onde se lê
= 3(k+3)
deve ler-se
= 3(k+1)

Ger mandou o bitaite...

Esse miudo chinês fez me lembrar o Gauss.

Quando ele tinha 8 anos o professor para manter a sala de aula calada (ele precisava fazer outra coisa qualquer) fez o seguinte desafio aos alunos: Somar todos os números inteiros de 1 até 100 e escrever o resultado num papel.
O Gauss passado 10 segundos entregou uma folha com o resultado... 5050

Como ele fez?

Ele observou que
1+100=101
2+99=101
3+98=101
...
50+51=101

Portanto basta fazer 50*101=5050

The Believer mandou o bitaite...

A matemática é mesmo um encanto. Fantástico.

Mas quanto aos exames não me vou pronunciar muito porque ainda não vi os respectivos mas mais uma a propaganda está no ar... cheira.

Anónimo mandou o bitaite...

Exame para def´s!!! Uma miuda minha q so tirava 4 e 5 e que eu de forma educada... convidei a anular, o que ela fez... foi ao exame e por aquilo que ela fez deve ter 14 ou 15!!!?? Claro que eu é que estou errado no meio desta cena toda!!

Anónimo mandou o bitaite...

As divergências entre a APM e a SPM vêm de longe e julgo não estar a ser venenoso se disser que já não estão sitiadas ao campo estritamente institucional… Mas por acaso até acho que nesta questão o desacordo em relação ao grau de dificuldade não é assim tão grande, apesar das gordas dos jornais. Ambos concordam que o exame foi mais abrangente e elogiam o estilo da redacção, que consideram mais claro e menos ambíguo em relação aos anos anteriores. A grande diferença não está em acharem mais fácil ou mais difícil, tem raízes mais profundas. A APM entende que os exames devem ser uma espécie de avaliação externa do trabalho realizado, por isso, nesta perspectiva, em condições normais, um aluno de 13 na ciclo escolar deveria obter uma nota parecida no exame, o mesmo para um aluno de 15 e para um aluno de 4 ou 5; o parecer favorável da APM deve ser entendido neste contexto.
Já a SPM chama sobretudo a atenção para o facto de, numa abordagem de prova diferente, as comparações com os anos anteriores induzem conclusões erradas sobre o sucesso das reformas em curso (neste sentido já tinham chamado a atenção para o facto do tempo de prova ter sido aumentado), a tal aluna de 13 no ano passado teria 9 e tal, o resultado terá sido melhorado sem mais-valias em termos de competências; é aliás uma crítica recorrente e bem fundamentada.

(Eu não vi nenhum dos exames (aliás não vejo nada de Matemática do Secundário( e com isto digo tudo não só exames) desde que completei o meu; mas fico radiante por finalmente as pessoas acordarem para estas falcatruas, sobre isto há muito mais a dizer)

Desdich

Anónimo mandou o bitaite...

Eu que estou neste preciso instante (e durante as proximas horas) na feira, digo fila para receber os meus 46 exames para corrigir, brevemente trarei perante vos números concretos....
As "bujecas" vão ter que esperar...

Anónimo mandou o bitaite...

peço desculpa pela falta de algumas virgulas acima...