sexta-feira, agosto 31, 2007

A imortância dos mapas

Na eleição da "miss Teen USA" fazem-se tambem perguntas sobre cultura geral às concorrentes. Um gajo questiona-se se faz algum sentido fazer perguntas dessas às concorrentes... Mas pronto fazem-se.

À concerrente da Carolina do Sul, que tem aspecto de ser uma concorrente a um concurso daquele género, foi feita a seguinte pergunta: "Segundo sondagens recentes um quinto dos norte-americanos não sabem situar o seu país no mapa. Porquê achas que isso acontece?"

E qual foi a resposta dela? A resposta foi a seguinte: "Eu pessoalmente penso que os norte-americanos não o conseguem fazer porque na nossa nação existem algumas pessoas que não tem mapas em casa." Mais aínda, a seguir ela veio a rematar com a seguinte observação: "... E eu penso que a educaçã como por exemplo na África do Sul e no Iraque, em todo o lado, o nosso sistema de educação aqui nos EUA deveria ajudar aos EUA, à África do Sul, ao Iraque e aos países asiáticos, de modo que sejamos capazes de construir o futuro."



Há quem diga que este caso veio a provar uma série de clichés como sobre loiras, americanos (pior aínda dos estados do Sul!)...

Note-se aínda que ela ficou em terceiro lugar, o que tendo em conta que os EUA tem 51 estados é um resultado razoável. :)

quinta-feira, agosto 30, 2007

Tretado?

O klepsydra apresenta um -muito pertinente- argumento novo contra a realização de referendos nacionais para a ractificação do novo tratado europeu...

«(...)os tratados são definidos nas cimeiras de chefes de estado e cada um deles opta por um tratado que reúna um amplo consenso no respectivo país, englobando o máximo de formações políticas. Por esta razão, em geral a probabilidade de um tratado obter um SIM em cada país é elevada. Pode ser superior a 90% no caso de um forte consenso nacional. No entanto vejamos a probabilidade de um tratado ser aprovado num contexto de fortes consensos nacionais:

Admitindo uma probabilidade de 90% (90/100) de o SIM vencer em cada um dos países, a probabilidade do tratado ser aprovado em toda a UE é de
(90/100)^27=0,058 -> 5,8%!

Mas se a probabilidade do SIM vencer em cada país for de 97% (97/100) obtemos:
(97/100)^27=0,439 -> 43,9% de probabilidade de aprovação...

Só quando a probabilidade de o SIM vencer em cada país for superior a 98% é que a probabilidade de aprovação sobe acima dos 50%: (98/100)^27=0,580 -> 58,0%

A conclusão destes cálculos é que o actual sistema de referendos atribui um peso excessivo ao NÃO e torna quase impossível a vitória do SIM se os 27 países decidirem realizar um referendo para aprovação do tratado. As hipóteses de vitória do SIM só são realistas quando um conjunto de países aprovam o novo tratado por via parlamentar em vez da via referendária, opção esta obviamente menos democrática. A outra conclusão é que a matemática não é o forte dos participantes das cimeiras, pudera o carreirismo nas jotas partidárias não é lá muito compatível com o estudo da matemática...(...)»


Mas não desanimem os euro-entusiastas:

«Segundo, o The Economist de 16 de Agosto, o banco de investimento "Goldman Sachs" admitiu que os seus fundos foram atingidos por movimentos de preços identificados pelos modelos matemáticos como 25 desvios do seu nível "normal". A probabilidade de tal acontecer seria de 0.000...0006, com 138 zeros pelo meio.» (paragrafo pilhado do ladrão de bicicletas)

sexta-feira, agosto 24, 2007

Ela anda mesmo aí !!!

Relativamente ao post anterior, vinha só confirmar que de facto ela está lá! Precisam é de olhar para as fotos com mais atenção...

segunda-feira, agosto 20, 2007

Ela anda aí... ?

Durante as férias, a Luísa e eu decidimos dar 1 volta pela costa algarvia, mais propriamente a zona entre Sagres e Lagos. Assim, e seguindo a sugestão do Lima, demos 1 salto até à praia da Luz e tentar a nossa sorte! Não fomos aliás os únicos a ter essa ideia.. o Xavier também andava por lá... Infelizmente, não fomos bem sucedidos... Bem, vejam estas fotos com atenção... Talvez consigam ver a Madeleine !





Olhó gajo...

domingo, agosto 19, 2007

pi

Recentemente li um artigo onde era defendido que o pi não devia ser o quociente entre o perimetro e o diâmetro da circunferência, mas sim o quociente entre o perimetro e o raio da circunferência.

Sou da mesma opinião, ou seja em vez de 3.1415159..., o pi devia ser igual a 6.2530318...
Tendo em conta que o raio é alem do centro o parâmetro principal na definição de uma circunferência (embora que tamnbem dá para definir uma circunferência atravês do centro e do diâmetro).

Está assim aberto um movimento civico para a nova definição do pi. :)


Note-se por outro lado que não há essas ambiguidades na definição do número de Neper e.
Pois o e o número tal que: (e^x)' = e^x
Ou por outro lado: lim (1+1/n)^n = e

sábado, agosto 18, 2007

P#%&A QUE OS PARIU

"Activistas destroem seara de milho transgénico"


"Cerca de uma centena de activistas contra os OGM (Organismos Geneticamente Modificados) destruíram, ontem, perto de um hectare de milho transgénico cultivado numa herdade em Silves, enquanto o proprietário, em lágrimas, tentava desmobilizá- -los

João Meneses, 56 anos, agricultor e proprietário da Herdade da Lameira, confessou à agência Lusa a sua "revolta" por ver vandalizado o seu terreno de milho transgénico. "É disto que os meus filhos e mulher vivem. É a única fonte de rendimento. Se ceifarem este milho, eu morro à fome. Alguém tem de pagar este prejuízo", disse o agricultor, garantindo que tudo está legal e que a sua propriedade foi vistoriada pelo Ministério da Agricultura.......
.....O mesmo responsável explicou que Portugal "produz milho apenas para três meses por ano" e assegurou que no resto do ano, o milho é importado e 90% são de transgénico......
Há cerca de uma semana, em França, um agricultor suicidou-se no seu terreno, após ter visto destruídas as suas colheitas numa acção idêntica." in JN (07/08/18)


E tiveram estes FDP numa "convenção" em aljezur, "ECOTOPIA", pra combinar merdas destas, alguns deles que nunca trabalharam na vida, que devem ter nascido em berço de ouro e agora, para se vingarem de tão grande infurtunio, querem "Salvar" o mundo, destruindo parte dele. Mas não se revoltam contra as Drogas cuja produção explora trabalhadores nos paises sub-desenvolvidos. Drogas essas cujos efeitos no cérebro e sistema nervoso já não preocupa estes FDP...

Estou PROFUNDAMENTE REVOLTADO, principalmente numa altura em estou a terminar mais uma cultura anual de milho, que não é transgénico, mas HIBRIDO......
Puta que os pariu!!!!

segunda-feira, agosto 13, 2007

Daniela Coelho - a foto


o papá Fernando Coelho fez o favor de me enviar a foto desta bela menina, que aqui partilho.
Parabéns aos pais pelo belo trabalho!!

sábado, agosto 11, 2007

O desastre

Estando naquele que é o mês da cerveja por excelência venho apresentar por este meio um verdadeiro desastre ocorrido no mundial de fytebol 2006 no Hofbräuhaus em Munique.

sexta-feira, agosto 10, 2007

breve sumário de uma semana de férias

em apenas duas pequenas palavras, quase sinónimas:

- mini;
- fino.

beijos com malte.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Genebra

Acabaram-se as férias curtas que eu tive em que fui a Genebra (Suiça).

Genebra é uma cidade muito fixe, onde existe um nível de vida que não é deste planeta, onde circulam autocarros que daqui a 10 anos serão os autocarros de Lisboa e daqui a 20 anos os autocarros de Coimbra, uma cidade cosmopolita e limpa.

Fui visitar a ONU (onde está o antigo primeiro-ministro português António Guterres).
Fui visitar o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), que é o maior acelerador de particulas do mundo. Foi o que me criou as maiores expectativas, só que infelizmente era preciso uma inscrição prévia de à 4 ou 6 meses atrás para ter uma visita guiada ao acelerador, vi apenas uma pequena exposição.

Porém a coisa que mais chama a atenção em Genebra (especialmente nesta altura quando foram as festas da cidade) foi a presença de um número muito elevado de árabes. Não tou a falar de árabes pobres, que existem pela Europa fora. Mas sim de árabes ricos, pessoal do petróleo, podres de ricos, a passarem férias em Genebra. Ouvi falar de coisas como por exemplo de pisos de hospital alugados por eles, de aberturas de lojas (como a FNAC) durante a noite só para eles, etc.
O mais impressionante é a forma como andam as mulheres. Um número muito elevado anda com burca (*), onde se apenas vêem as mãos e os olhos, em algumas nem isso pois poem óculos de sol nos olhos. Muitas outras tem a cara destapada, mas tem uma cara extremamente pálida, o que leva a conjecturar que no país delas andam de cara tapada. Apenas vi uma árabe vestida de forma ocidental, ela estava junto com os pais (em que a mãe tinha um véu) e tinha uma sáia até aos joelhos e uma roupa qualquer (não sei o nome daquele tipo de vestuário) em que os braços são inteiramente destapados, que é uma coisa normalíssima no Ocidente, excepto se tivermos no inverno no Norte da Europa.
Impressionante era a quantidade de perfume que elas usam, chega a haver o cúmulo de haver mulheres com burca a cheirarem a perfume a cerca de 10 metros de distância, que num certo sentido não deixa de ser um contra-senso. Outras ou as mesmas andavam com malas de ouro, etc.


Com tudo isto veio-me uma ideia de negócia. A ideia é a de fabricar burcas luxo, ou seja burcas constituídas por ouro ou alguma coisa para sinalizar a riqueza (e é isso que essa gente quer) da pessoa em questão.


Foram férias muito boas a dar vontade de mais visitas a cidades. Os próximos candidatos a sitios visitados por mim são Berlim, Munique, Viena, Londres, Roma e Barcelona. Entretanto podem sempre surgirem novos candidatos. :)

(*) Penso que a palavra burca não é a palavra certa, pois penso que se referem às peças de vestuário impostas às mulheres no Afeganistão onde nem se quer se via os olhos, que estavam atrás de uma rede (que provocava graves problemas nas vistas delas).

domingo, agosto 05, 2007

Isto sim, um verdadeiro estriho!!!

Pois é meus amigos, todos nós aqui ficámos meio aparvalhados quando a notícia se soube (embora houvesse quem desconfiasse). Ontem, dia 4 de Agosto, pelas 0:55H nasceu uma "Ex-Ku-Malhinha"!!!! Finalmente houve quem desse início a uma nova era de Ex-Ku-Malha, a perpetuação está em marcha!!
Foi um verdadeiro estoiro de paiol que aqui aconteceu, já que ninguém sabia da gravidez da Tânia (a namorada do Jeremias), que realmente andava a modos que desaparecida...

Aqui fica a foto que tirei hoje quando fomos visitar a família feliz.


Parabéns aos pais babados!!

sábado, agosto 04, 2007

O Pinto da Costa das Pampas.

Lembram-se quando, há 10 anos atrás, os redactores de desporto espreguiçavam cada 15 dias fórmulas como : o Maradona dos Carpatos, o Maradona das Arabias , o Maradona do Montijo,o Maradona da unidade de queimados do Garcia da Horta,etc... Enfim, uma insuficiencia grave ao nivel da imaginação obrigou-me recorrer a essa estafada técnica para ilustrar esta vergonha (no 7 a 7)


É por estas e por outras que o mundo do Fute-volei- jogado -em -talkshows-onde-uma-das -equipas-é-formada -por- velhas- glorias- e-a-outra-por-prometedoras-esperanças, tem visto,nos ultimos anos, a sua credebilidade sob quarentena.





Mais um vidêo surripiado ao bitoque

quinta-feira, agosto 02, 2007

Desmistificar um mito

Durante muitos anos fui alvo de chacota sobre uma tal cena de passar um cartão de Multibanco pela cabeça de um vídeo e assim era possível descobrir o código!

Chegou a hora

Em jeito de conselho vejam este video:



Um comentário a este video....

"Ahh, os cartões de crédito/débito, na barra magnética, têm gravados dados em 4 faixas diferentes, mas os cartões das fotocopiadoras (pelo menos há uns anos) só usavam uma…
Teoricamente, dava para passar o cartão por uma cabeça de leitura de cassetes com uma velocidade constante e gravar o som. Depois era aumentar esse som (através de uma mesa de mistura ou algo parecido) e voltar a passar o cartão pela cabeça de gravação com a mesma velocidade e já está, fotocopias para todos!"