domingo, abril 29, 2012

Filosofando um bocadinho sobre matemática

Há muita discussãoo sobre o que a matemática é. Questão essa que me também sempre intrigou. Vi agora uma definição no wikipedia que define a matemática como ciência que trata sobre quantidade, espaço, estrutura e mudança. Baseado nessa observaçãoo irei mais longe. A matemática é a ciência que estudo conceitos abstratos fundamentais tal como: As 4 em cima indicados, continuidade, simetria, ordem, acaso, eficiência (qualidade), estratégia, medida, etc. São conceitos com os quais nós crescemos. Temos a ideia que as coisas mudam, continuamente e descontinuamente. Há coisas aleatórias das quais temos uma ideia que são mais “prováveis” que outros que aconteçam. Temos a ideia que a circunferência é algo simétrico. Que há sítios mais longe que outros. Etc. O fascinante na matemática é que os diferentes conceitos vão se cruzando. Estão todos interligados. A área que tenho estudado nos últimos tempos é a de Análise Estocástica. Esta área combina a ideia de Acaso com as ideias de mudança (e outras). Visto assim a matemática é uma ciência semelhante à filosofia, essa que estuda também conceitos abstractos. No entanto a metodologia de ambas as ciências é muito diferente. E visto assim também não surpreende a grande aplicabilidade da matemática nas outras ciências, que acabam por ter como fundamento essas áreas abstractas.

2 Bitaites:

César mandou o bitaite...

Finalmente a resposta para a eterna pergunta:
"Stor para que serve esta mer#"da?

EhEhEh!!

Ger mandou o bitaite...

Eu também tive montes de explicandos que me fizeram essa pergunta. Não sei se a minha teoria contribuir para a resposta.

Mas penso que o verdadeiro problema será outro. Eu tive uma explicanda do secundário e depois na faculdade (ela estudou qualquer cosa na área da saúde) e não imaginas o ódio à matemática que ela tem, é impressionante. Ela até era inteligente mas tinha uma resistencia à matemática. Não sei se ajudaria explicar-lhe que a matemática serve para alguma coisa...