quinta-feira, fevereiro 21, 2008

FARINHA - a Homenagem ao fadista !!!


Antigo habitante em part-time da Chanterenne, "o Farinha" não se limitou a ser o filho da senhoria. Muito mais do que isso, era uma personagem singular. Coimbrão de gema e académico inveterado, "javardo" e "destravado". Histórias de álcool, pancadaria, utilização abusiva dos talheres do Quim e raparigas a atravessarem corredores com capacetes na cabeça eram habituais. Quem diria que iria dar em fadista e pelos vistos com sucesso, pelo menos a avaliar pela entrevista dada esta semana ao mítico Sansão Coelho, na Antena 1. Sobre a história de vida musical, aqui está a biografia retirada do site do grupo de fados ao qual pertence e foi fundador: Coimbra Grupo de Fado
"João Farinha, nasceu e reside em Coimbra. Desde sempre o fado esteve ligado à sua família, tendo privado com alguns dos mais importantes nomes que divulgaram a canção coimbrã. Já estudante universitário, em 1997 e sob a batuta do Maestro Virgílio Caseiro, integrou o coro masculino da secção de Fado da Associação Académica de Coimbra - Schola Cantorum, como 1.º tenor. Em Outubro de 1998, funda conjuntamente com João Pedro Monteiro, na Guitarra Portuguesa, e Pedro Cunha, na guitarra clássica, o grupo "ÆMINIUM Canção de Coimbra", ao qual mais tarde se vieram a juntar a voz de Luís Toscano e a viola de Rui Rodrigues. Durante vários anos, "ÆMINIUM Canção de Coimbra", divulgou o fado e a história dos estudantes um pouco por todo país e diversos países do mundo.
Em 2001 ingressa no Conservatório de Música de Coimbra, onde aperfeiçoou a voz nas aulas de canto. Integra ainda os álbuns "Serenata do Caloiro - Tributo a Carlos Paredes", "Baladas da Despedida - Anos 90". Actualmente faz parte do Côro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, colabora com a casa de fados àCapella em Coimbra e com vários grupos que prestigiam e dignificam a canção da Lusa Atenas. No seu currículo constam também alguns temas por si compostos. Balada de Despida do 4.º ano de Gestão 1998/1999, Fuga, Lamento e Maria são algumas das composições a que deu voz, música e vida."

3 Bitaites:

el desdichado mandou o bitaite...

O regresso em grande do mestre!!!

I love you

Anónimo mandou o bitaite...

Nunca esquecerei aquele maldito velho. Quanto calor passei dentro daquele capacete, tudo por culpa dele. Entra assim sem avisar e eu de peida para o ar...

Anónimo mandou o bitaite...

A culpa foi minha... Eu queria apenas o baralho de cartas que estava no quarto dele. Sabem... eu adorava jogar às cartas com os meus amigos da Chanterene... mas também gostava muito do meu velhinho, e do maritímo também.