segunda-feira, abril 30, 2007

O milagre alemão

Na Alemanha está actualmente acontecer um milagre.
A economia finalmente volta a crescer significativamente (prevê-se um crescimento do PIB por 2.7%) e o número de desempregados diminuio após 12 meses por 900 000 !
Os economistas vêem-se gregos para explicar esse fenómeno, tendo em conta que os politicos alemães não têm feito grande coisa para justificar esse crescimento, nem a conjuntura internacional melhorou de forma espectacular.
Tendo em conta a situação alemã existe esperança para Portugal, pois tambêm em Portugal não existem razões para acreditar num melhoramento significativo.
Embora que exista uma diferença relativamente à Alemanha. É que na Alemanha houve nos últimos tempos um fenómeno chamado Angstsparen, que traduzido para português quer mais ou menos dizer poupar por medo. A taxa média de poupança dos alemães tem sido por volta de 12% pois sempre havia o medo de perder o emprego e assim a preocupação de ter uma reserva para quando chegasse esse tempo. Agora que o pessoal lá está mais optimista tão a gastar mais dinheiro e a consumir mais, o que está a ser favorável para a economia alemã.
Ora em Portugal a situação é completamente diferente, aqui o pessoal não têm feito grandes poupanças, o que torna os portugueses muito mais vulneráveis às súbidas de taxas de juro.

Mesmo assim as coisas são capaz de melhorar aqui um bocadinho tendo em conta que a Alemanha é o principal parceiro económico de Portugal...

5 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

Não sei se percebi uma coisa: o númarode desempregados desceu 900000 ou desceu para 900000.É que valendo este segundo caso, seria um resultado realmente espectacular penso que na epoca das ultimas eleições falavam de 4 milhões de desempregados.

Anónimo mandou o bitaite...

@ ministério da economia,
contratem Paulo Alemão!

Anónimo mandou o bitaite...

só para rectificar o nome.

Ger mandou o bitaite...

@ anónimo

O número de desempregados na Alemanha chegou a atingir mais que 5 milhões. Segundo estimativas o número de desempregados deve baixar este ano para menos que 3500000. 900000 desempregados seria de facto utópico. :)

Anónimo mandou o bitaite...

Eu penso que a solução dos alemães para a descida no numero de desempregados está actualmente na reactivação das camaras de gás. A chuva de cinzas que em certos dias se nota perto de vários locais como Auschwitz-Birkenau é sinal disso. Não se sabe ainda é se ha algum tipo de selecção nos desempregados incinerados.