terça-feira, agosto 09, 2011

não são tão parecidas?!

acabei de ver, há pouco, a noiva estava de luto (do truffaut) e ocorreu-me (extra filme) "eu não sabia que a monica bellucci era filha da jeanne moreau". afinal não é.

imagino que comparações já tenham sido feitas mas só agora reparei.
(pelos vistos já não via um filme com a jeanne moreau há algum tempo...)


5 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...

A monica é um puro sangue italiano (apesar de ter pedido nacionalidade francesa)

Anónimo mandou o bitaite...

«imagino que comparações já tenham sido feitas mas só agora reparei.»

Por acaso nc tinha ouvido, a divina Mónica costuma ser comparada à Claudia Cardinale mas pelo estilo...

Toda a gente conhece o meu interesse pela Belluci e penso que te expliquei no Milhões as razões que me levam a ter a Moreau como uma das minhas actrizes favoritas e no entanto nc me tinha apercebido de parecenças (mas as fotos deste post fundamentam seriamente essa hipótese)...

Já agora, achei a escolha da Moreau para esse papel um erro de casting do Trufaut, julgo que personagem principal deveria ser mais jovem (por exemplo, a professora primaria erradamente presa; aliás o meu plano favorito do filme é aquele em que a docente volta à escola e as crianças precepitam-se sobre ela como pombas enfaimadas em busca de um naco de pão).

chica de moebius mandou o bitaite...

pois, neste filme achei-as parecidas - principalmente a forma da boca mas os olhos e o nariz também me pareceram semelhantes.
estas semelhanças podem ter sido salientadas pela postura da personagem da jeanne moreau.

quando vi o jules et jim ainda não sabia quem era a monica bellucci e depois deixei ter presente as feições da jeanne moreau.

antes de colocar o post fui averiguar se haveria relações familiares entre as duas por saber que a monica bellucci era italo-francesa. entretanto descobri o que o tóchã referiu (eu pensava que as duas nacionalidades se deviam à ascendência mas não).
então também li que a monica bellucci se inspirou na claudia cardinale e na sophia loren para a sua carreira de actriz (talvez por serem divas italianas). pode vir daí a comparação.

quanto ao papel da noiva, não acho que seja necessariamente um erro de casting.
cheguei a pensar nessa questão da idade mas depois fez sentido que fosse uma mulher um pouco mais velha (ou com ar envelhecido).
a acção do filme decorre alguns anos depois do casamento (e penso que não se sabe exactamente quantos). além desse tempo, houve também o desgosto que causa desgaste e fez, claramente, mossa (senão não haveria filme).
também não se sabe que idade ela tinha no casamento.
como há muitos elementos desconhecidos que poderiam condicionar a idade da personagem, qualquer idade entre os 25 e os 40 me parece verosímil - desde que tivesse bom aspecto para que os mulherengos reparassem nela.

fazendo a comparação óbvia com o kill bill. a uma thurman passou 6 anos em coma e acordou igual. é credível? talvez...
se ela passasse 3 anos a chorar e outros 3 a preparar a sua vingança, as consequências seriam as mesmas para a sua fisionomia? não sei.


também reparei nessa cena do regresso da educadora à escola.:)
se a senhora é solta porque é acompanhada pela polícia até à escola?

BUH! mandou o bitaite...

«como há muitos elementos desconhecidos que poderiam condicionar a idade da personagem, qualquer idade entre os 25 e os 40 me parece verosímil - desde que tivesse bom aspecto para que os mulherengos reparassem nela.»

Exacto, e não parece que fosse o caso... Sobretudo em relação ao homem que atirou da varanda a baixo, parece-me muito pouco credível que se deixasse fascinar de forma tão rápida por uma mulher com aquele aspecto... Além isso, olhando para os falshback e o aspecto do grupo de jogadores na altura não parecem ter decorrido assim tantos anos...

chica de moebius mandou o bitaite...

na minha opinião o fascínio do 1º homem é mais curiosidade em saber quem ela é e o que lhe quer do que admiração pelo seu aspecto.
em relação ao outro que não está na lista dela e que depois se lembra de onde a conhece, aí talvez concorde contigo mas temos sempre o factor curiosidade e esse também não parecia particularmente selectivo...

(um correcção a mim própria, a educadora não voltou à escola escoltada pela polícia - confundi com outra cena)