terça-feira, outubro 14, 2008

Reflexões de um DT

Dizem que a escola não estimula o empreendedorismo, que castra a criatividade, que os alunos são excessivamente dependentes e não sabem como estudar…
Será?
Fundamento as minhas dúvidas com um relato onde um aluno descreve uma estratégia de trabalho inovadora e eficiente que o ajudou a superar algumas das dificuldades:
«então a professora disse ***** vai ao quadro escrever o sumário!! Eu chego lá escrevo no e espaço do sumário a matricula do carro dela»

Prólogo:
E eu o que disse? Bem , eu… esperem o relato está mal transcrito; é assim «então a professora de Inglês disse(…)». Desta forma eu enchi-me de deleite interior, reequacionei as minhas duvidas religiosas e fiz um esforço hercúleo para conter a frase «Queriam sumários diferentes não era?»

2 Bitaites:

chica de moebius mandou o bitaite...

a professora ignorou o que o aluno descreveu?!

por acaso eu não acho absurdo as aulas de inglês terem sumários em inglês. eu tive professoras de inglês que pretendiam que toda a aula decorresse sem que se falasse português para nos obrigar a pensar e falar em inglês. nem sempre isto era possível mas esforçavam-se por isso.
penso que a escrita do sumário em inglês fazia parte da estratégia.
além de que pode ser complicado traduzir alguns conteúdos para português.
é uma questão de pedires para ver os planos (de unidade, anual, ...) e averiguares se também estão em inglês.

já agora, penso que os sumários de algumas aulas de matemática, ainda que escritos em português e sem qualquer notação matemática sejam incompreensíveis para muita gente...

Anónimo mandou o bitaite...

«por acaso eu não acho absurdo as aulas de inglês terem sumários em inglês.»



E depois querem que este país vá para a frente...