quinta-feira, fevereiro 26, 2015

KRAFTWERK 3D CONCERT

Porto, segunda-feira 20 de Abril às 21h Alguém alinha?

terça-feira, fevereiro 24, 2015

smtuc

muitos anos depois, voltei hoje a andar nos smtuc. não eram as sete, mas lembrei-me logo deste hit:

terça-feira, fevereiro 17, 2015

pop dell'arte

por cá no próximo sábado:

https://www.facebook.com/statesclubrocknroll
(eu dispensava os plaza...)

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

por falar em rock

deparei-me hoje com esta pérola da nossa juventude:

terça-feira, fevereiro 10, 2015

ceira rock fest 2015 - video flyer


quarta-feira, fevereiro 04, 2015

revista de imprensa

The top 5 cultural holidays in Portugal

(...)

1. Portugal’s historic gardens
In Minho, the green, lush north of the country, gardens come into their own. With the expert guidance of the Lisbon-based garden historian and landscape architect Gerald Luckhurst, you will explore woodland follies, see 19th-century camellia topiary, as well as more formal 18th-century gardens like Casa dos Biscainhos, decorated with elaborate fountains, statues and Arab-inspired parterres. Four nights are spent in the medieval town of Guimarães, considered the birthplace of the nation as this is where Afonso Henriques proclaimed himself king in 1139. From here there are side trips to parks, gardens and the country’s most spectacular religious sanctuary, the Baroque Bom Jesus do Monte, set on a forested slope near Braga.

(...)

3. Coimbra and Conimbriga

The seat of Portugal’s oldest university, founded in 1290, and a former capital of the country, Coimbra is full of historic and artistic treasures, foremost among them the Romanesque cathedral, complete with gilded altarpiece. Just 10 miles to the south-west is Conimbriga, the site of Portugal’s most extensive and well-preserved Roman ruins. Much remains of the town which flourished here until around the fourth century AD, from masterful mosaic floors to a complex of baths and an aqueduct. An onsite museum displays the finds unearthed in archaeological digs in the area. Stay at the charming 18th-century Quinta das Lagrimas, set in extensive gardens.

(...)

(in the telegraph-travel)

terça-feira, fevereiro 03, 2015

a reflexão que faltava sobre a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades dos professores, a profissão de professor, o estado da educação e, sobretudo, sobre a vida:

"Não tenho muito por hábito comentar o ensino em Portugal e, bem vistas as coisas, em lado nenhum! Vou prosseguindo com a vida que acabei por escolher, vou vendo as coisas a acontecerem, vou alternando alegrias com tristezas e assim vou vivendo...
No entanto não consigo resistir perante o que vejo se passar atualmente em Portugal!
Sempre achei que o trabalho deve ser feito por aqueles que o fazem melhor, independentemente da área em questão ! Sempre fui contra a existência de um STATUS adquirido, esse STATUS mete as pessoas inconscientemente a dormir !
Por isto considero que, não só no ensino como em qualquer tipo de trabalho, o patrão tem todo o direito de avaliar os seus trabalhadores pois se não o fizer todos sabemos qual será a tendência de uma boa parte deles, porem-se a dormir !
Mas não é esta a única razão para tal avaliação ! Num recrutamento todos nos podemos enganar na escolha daquele que melhor preenche o perfil desejado para a empresa, podemos também ser influenciados na hora dessa escolha por diversos fatores que nem vale a pena estar aqui a citar !
Assim sendo, um trabalhador deve ser progressivamente avaliado para se aferir da escolha que foi feita e, continuar com ele ou dar a oportunidade a outro !
Em todo o Mundo poderei ser criticado pela frieza com a qual digo isto, que não penso no trabalhador, penso antes na entidade patronal, de como é que será para um trabalhador com a sua atividade suspensa, como é que alimenta a família, etc… A isso eu respondo com outra pergunta ! Como é que vai sendo o dia apos dia de uma pessoa que está pronta a dar o seu melhor num trabalho para o qual ela se profissionalizou, que tem aptidões excelentes mas que tem que se colocar na fila do desemprego estando assim à mercê do que o futuro do país decidir ? Que direito tem a sociedade de lhe retirar completamente a hipótese de se mostrar à mesma para esta saber aquilo que ela é realmente capaz de fazer ? O que é que realmente é mais injusto ?
O ensino não foge a este problema ! Arriscaria mesmo a dizer que no ensino a situação é mesmo mais melindrosa pois raramente temos o tal Patrão a aferir da performance do Trabalhador ! Dai não ter a mínima reserva em afirmar que, no ensino anda muito trabalhador a dormir e o tal STATUS aferido por uma simples classificação lhe serve de uma almofada extremamente confortável !
Basta começarmos por analisar a diversidade que há em termos de entidades atribuidoras de diplomas, diria mesmo que há algumas entidades vendedoras de diplomas, mas não estou a contar nenhuma novidade ! Sempre houve, talvez mais agora nestes últimos 20 anos ! Dai ser, na minha opinião ridículo que globalmente comecem todos com a dita média final de curso e que vão melhorando na classificação conforme vão exercendo a função ! Discordo sobretudo com a classificação inicial, a tal média obtida (por vezes comprada) em final de curso ! Acrescento ainda que há médias excelentes obtidas em cursos que duram 10 ou 15 anos em vez dos 5 convencionais. Afinal hà quem adore a vida académica e, enquanto ouver dinheiro para a pagar… Uma boa alternativa a quem prefere gastar o dinheiro na vida boémia em vez de o gastar numa simples compra !
Muita gente ficou chocada pela percentagem de professores que tiveram uma Nota positiva nos tais exames de capacidades tão badalados ! Muito gritam que é um escândalo estarem a submeter os professores a este tipo de avaliação ! Que já foram avaliados e não estão para ser avaliados o resto da vida ! Sabemos muito bem que a vida é feita de avaliação constantemente, comparações de performance, é o pão nosso de cada dia, porquê então ficarem tão escandalizados ? Por ficar algo escrito a respeito das pessoas num papel ? Por verem os seus conhecimentos serem quantificados ?
Eu sou 100 % a favor de uma avaliação de conhecimentos, coloco apenas uma reserva, como não efetuei a dita prova na minha área não poderei apenas aferir da pertinência das questões que são colocadas, única critica que poderia fazer à tal avaliação ! Esta avaliação de conhecimentos só peca por tardia, há muitos anos que tal avaliação devia ser feita ! No entanto ovale mais tarde do que nunca !
As pessoas devem puxar delas mesmas em vez de se vitimizarem !
Os atentados ao Ego têm muito mais probabilidades de tornar a pessoa melhor do que o contrário !
Afinal com quem é que a vida tem sido injusta ? Com aqueles que fazem aquilo que sempre sonharam fazer mas a quem säo pedidas provas de competência ? Ou com aqueles que nem sequer tiveram a possibilidade de se mostrarem naquilo que também eles sonharam um dia fazer tendo que mudar os seus sonhos e adaptar-se dia apos dia ?
Ah, a propósito, o meu sonho era ser professor de Matemática ! Estudei para ser professor de Matemática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra de 1997 até 2002. Fiz 5 anos de curso em 5 anos escolares ! Acabei com uma média final de 14/20 ! Terminado o curso, com estágio incluído, concorri dois anos consecutivos ao ensino sem nunca ter sido colocado, nem mesmo para um horário completo ! Emigrei em Outubro de 2003 para o Luxemburgo sabendo falar bem o Inglês, que não me serviu de grande coisa e tendo que aprender rápido pelo menos o Francês ! Fiz uma diversidade enorme de trabalhos que para mim não eram de todo um sonho, eram mais um pesadelo se juntado o fato dos Patrões quererem abusar da situação precária para me porem a trabalhar mais horas do que as que pagavam realmente, de me prometerem contratos e no fim me pagarem uma ninharia, de me porem a fazer o que os outros não queriam fazer,… Trabalhei na Restauração (servir às mesas, servir no café, ajudar na cozinha, lavar a loiça, o chão, as casas de banho,… por vezes a fazer 14 horas num dia com umas horas de pausa ao meio da tarde), como Taxista, como distribuidor de Pizzas, num armazém,… Trabalho desde 2006 na distribuição de jornais e publicidades e desde mais ou menos a mesma altura fui conseguindo dar explicações de Matemática sempre no privado, inicialmente apenas a alunos da comunidade Portuguesa, mais tarde em Francês, quem sabe, um dia, em Alemão ou Luxemburguês ! Aqui não sou colocado numa escola porque para tal são necessários conhecimentos aprofundados de Francês, Alemão e Luxemburguês ! Desde que comecei realmente a ser pago pelo meu trabalho que não sei o que é trabalhar 40 horas por semana. A minha média situa-se acima das 60 horas semanais ! Ao contrário dos primeiros anos aqui no Luxemburgo a minha adaptação mudou a minha situação ao ponto de nunca mais ter sido abusado no trabalho nem tal permitir quando sinto uma eventual tentativa ! Casei-me em Abril de 2005, comprei casa em Dezembro de 2009 e tenho duas belíssimas filhotas hoje com 13 anos e 9 anos respetivamente, a mais velha perfilhada ! As pessoas e os pais das pessoas a quem dou explicações de Matemática alimentam diariamente o meu Ego, não por ser o que sou mas pelo trabalho que consigo realizar com eles ! Por isto digo que temos de dar provas, cada dia, das nossas capacidades e da nossa motivação ! Isso ajuda-nos a melhorar, não o Status, apenas aquilo que sou capaz de fazer realmente ! Ainda não perdi o sonho de lecionar aqui no Luxemburgo mesmo que seja bem lá no final da minha carreira laboral ! O que me deixa orgulhoso e seguro é o conseguir ter um alto rendimento naquilo que faço, distribuição, explicações de Matemática o que me permite assim de auferir até mesmo mais do que ganharia numa escola como professor de Matemática (mesmo aqui no Luxemburgo) ! Gosto do meu ritmo e acho que seria algo desperdiçado num pais em que se vê toda a gente pelo seu Status ao invés desse ritmo ! Tento assim evitar esse tipo de avaliação mesmo aqui no Luxemburgo ! Avalio-me pelo que faço e nunca pelo que sou ! Fica a dica para quem quiser !"

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

ainda faltava esta combinação para uma banda de coimbra:

pedro renato + toni fortuna + raquel ralha + outro gajo

domingo, fevereiro 01, 2015

revista de imprensa

Jaime Carvalho e Silva eleito dirigente do ano da Liga Feminina de Basquetebol
(in Notícias de Coimbra)