Este blog nao poderia deixar de assinalar a triste efeméride do desaparecimento prematuro de Antonio Tabucchi. Durante a sua formaçao literaria na Universidade de Pisa fez um ano de estudos em Paris (Sorbonne) estando alias albergado na Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP). No dia do seu retorno a Pisa comprou na Gare de Lyon um livro chamado "bureau de tabac" de um poeta para ele entao desconhecido: Fernando Pessoa (ou neste caso Álvaro de Campos). Ficou fascinado, aprendeu a lingua portuguesa e adoptou Lisboa por sua segunda casa tendo até casado com uma portuguesa (ou pelo menos o seu nome é lusofono, Maria José de Lancastre). Nao quis morrer sem "adquirir" a nacionalidade portuguesa.
Foi o tradutor de Pessoa para a lingua italiana e talvez o principal divulgador do Poeta por essa Europa fora. Muito às custas deste senhor, Fernando Pessoa faz parte do programa escolar françês (se calhar ocupa mais horas pedagogicas do que na escola portuguesa).
Pessoalmente, sou admirador da obra literaria do meu homonimo Antonio. Para quem nao conhece, sugiro a leitura do Nocturno indiano (os mais preguiçosos podem ver o filme que eu nunca vi) e do Afirma Pereira (ou ver o filme), um romance passado em Lisboa durante a ditadura Salazarista mas que aponta baterias à chegada ao poder de Berlusconni na sua Italia.
quinta-feira, março 29, 2012
Antonio Tabucchi (1943- 2012) (Pisa - Lisboa)
Espetado por Tóchã @ 08:48
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
0 Bitaites:
Mandar um Bitaite